Cabo Verde nas comemorações

A Filial Ilha de São Vicente do Racionalismo Cristão, localizada em Alto de Santo Antonio, comemorou com reunião cívico-espiritualista, em 26 de janeiro, o Dia da Espiritualidade. Militantes, assistentes e amigos da Doutrina acompanharam com atenção o brilhante discurso do presidente da Casa, Antero Filipe dos Santos, do qual segue um resumo.

Dirigindo-se aos presentes e em especial aos jovens, Antero destacou o significado do 26 de janeiro para os racionalistas cristãos e discorreu sobre o nascimento da Doutrina a partir de decisões tomadas pelo Astral Superior e a escolha de Luiz de Mattos para implantá-la na Terra.

“Hoje, dia 26 de janeiro de 2018, comemora-se em todas as casas racionalistas cristãs do Mundo, o Dia da Espiritualidade, assim cognominado para assinalar todos os anos a data da fundação do Racionalismo Cristão, sem dúvida, um marco histórico, em que a bandeira da Doutrina está hasteada em quase todas as partes do mundo, para que todos possam sentir no âmago a grandeza e a profundidade dos feitos dos grandes vultos que passaram pelo Racionalismo Cristão e que firmaram uma Doutrina de escol neste planeta, com o único objetivo de esclarecer e espiritualizar os seres encarnados, instilando neles os sábios esclarecimentos e conhecimentos prodigalizados, primeiramente pelo insigne Antonio Vieira, como patrono em campo astral, um jesuíta que encarnou em Portugal.

A maior tarefa para a espiritualização da humanidade estava reservada, porém, a um outro português, do norte de Portugal, em Chaves, Luiz de Mattos, em outros moldes, quando fundou em 1910, em Santos, o Racionalismo Cristão, realizando reuniões públicas de limpeza psíquica e de esclarecimento; logo depois, escrevendo na sua Tribuna Espírita, com base numa Filosofia codificada em princípios e disciplina sólidos. Para o efeito, teve que estudar todas as filosofias e frequentar diversas vertentes espíritas no Brasil que lhe permitissem firmar neste planeta uma ferramenta livre de dogmas, de misticismo religioso e de fanatismo.

Amigos, a história do Racionalismo Cristão é muito rica em termos de ensinamentos que foram expandidos pelo sucessor e amigo de Luiz de Mattos, Antonio Cottas, consolidador da Doutrina do Grande Mestre, outra figura de escol incontornável na sua caminhada histórica, esclarecedora e espiritualizadora.

Também é de justiça realçarmos neste momento uma outra grande figura que empurrou ainda mais o Racionalismo Cristão, na sua expansão: Humberto Rodrigues, que durante a sua presidência emprestou à nossa querida Doutrina outra visibilidade, agora dotada com ferramentas informacionais céleres ao seu serviço, continuada pelo atual presidente, Gilberto Silva, para a espiritualização da militância de todas as casas racionalistas cristãs do mundo e da humanidade no seu todo.

Prova disso é que mais 200 milhões de pessoas vêm utilizando o site do Racionalismo Cristão, com regularidade as emissões da Rádio A Razão, TV A Razão, além de outros órgãos de comunicação, como é o caso do Jornal A Razão, recebendo e interiorizando os ensinamentos da Doutrina Luiz de Mattos.

De destacar ainda que, durante a vigência do Dr. Humberto, além dessas ferramentas firmadas com mestria pela Casa-Chefe, literaturas foram revisadas e publicadas em várias edições, só para citar o Prática do Racionalismo Cristão, ferramenta de aprendizado utilizada no dia a dia em todas as casas racionalistas cristãs, em nível mundial, e das sábias doutrinações do Astral Superior, transmitidas todas as quintas-feiras na Casa-Chefe, trazendo mais luz e conhecimentos aos militantes, principalmente aos doutrinadores e médiuns, por forma a repassarem esses conhecimentos aos assistentes das reuniões públicas.