Celebração da liberdade espiritual da humanidade

Gilberto Silva destacou na reunião da Sede Mundial que, “no âmbito de nossa Filosofia, há muito com que nos alegrarmos, pois ao longo dos anos, com o imenso e inestimável empenho de nossos líderes e colaboradores, mantivemo-nos firmes aos objetivos estabelecidos por nossos fundadores, Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, objetivos estes que, por dirigir-se ao fortalecimento e ao esclarecimento espiritual dos seres humanos, devem ser efetivados com racionalidade e profundo respeito à humanidade. É o que temos realizado, adaptando-nos às circunstâncias sociais e tecnológicas dos novos tempos, ao mesmo tempo que permanecemos inflexíveis quanto aos princípios estabelecidos e consolidados por nossos mestres.

Para reflexão. Amigos, o Dia da Espiritualidade, para quem o sabe interpretar, representa um momento tão significativo que ultrapassa o conceito de um dia importante em nossas vidas, propriamente dito, como de fato o é. Trata-se, portanto, de algo maior: de um momento de solene reflexão, ocasião para que a pessoa que escolheu viver de acordo com princípios éticos e de elevada moral possa consolidar ainda mais a convicção de que deve imprimir ininterruptamente na vida cotidiana, com coerência e sobriedade, os valores transcendentes que emancipam o espírito e lhe dão liberdade cada vez mais ampla. Também é ocasião – e isto é da maior importância – para profunda revisão de condutas, que permita ao ser humano insatisfeito com os resultados de suas ações reescrever a própria história com o zelo, a racionalidade e a consciência próprios de quem ama a vida e os semelhantes.

Aprendemos, no campo de nossos estudos filosófico-espiritualistas que a vida, em sua fluência e em seu dinamismo, reclama de cada um de nós momentos de reflexão como condição imprescindível para uma experiência existencial fecunda e harmoniosa. Nosso diferencial, contudo, consiste no fato de que incentivamos a reflexão, mas com semelhante ênfase estimulamos a ação. Assim se completa o quadro ensejador das mais altas realizações.

Ao clima ideológico, separatista e polarizado que impera na sociedade atual, é preciso contrapor a certeza de que valores e virtudes sobrepairam aos interesses pessoais e às conquistas egoísticas. Há que dissolver a densa atmosfera de ceticismo que asfixia a humanidade com os salutares eflúvios da espiritualidade, que ora comemoramos.

Aos amigos que vêm à Sede Mundial do Racionalismo Cristão e nos honram hoje com sua presença, seja pela primeira vez, seja de maneira assídua, afirmamos convictamente que são acolhidos com o carinho e a máxima consideração que irradiam de nossos abnegados militantes.

Aos jovens. Agora, queremos nos dirigir aos jovens que têm vindo à sede mundial do Racionalismo Cristão porque aqui encontraram um porto seguro para o seu fortalecimento espiritual e consequente bem-estar, além de ampliarem a compreensão sobre a vida e a razão de estarmos aqui neste mundo. Reiteramos que depositamos em vocês nossas melhores expectativas para uma humanidade melhor, mais fraterna e solidária; também, que admiramos muitíssimo a capacidade de síntese que vocês possuem e, por isso mesmo, lhes aconselhamos interagir intensa, respeitosa e pacientemente com as pessoas mais experientes, a fim de que ampliem referências e conhecimentos acerca da vida.

Se tivéssemos de sintetizar em uma só expressão a alta significação dos eventos que ora comemoramos, diríamos que estamos celebrando a liberdade espiritual da humanidade, que, a nosso ver, é o bem mais precioso que o ser humano possui.