Centenário de Gracinda

A comemoração que está sendo realizada hoje na Filial Vicente de Carvalho do Racionalismo Cristão tem um motivo muito especial, que é a comemoração do centenário de nossa militante Gracinda Ferreira de Castro e Souza (foto), nascida em 25 de outubro de 1917, na localidade de Vila Nova de Gaia, cidade do Porto, Portugal.

Foi casada durante 60 anos com Flórido Luiz de Almeida. Dessa união possuiu dois filhos: Armando Jorge e Janete; quatro netos: Adriana, Renato, Silvio e Danieli; quatro bisnetos: Luiz Henrique, Isabella, Maria Eduarda e Bruno Luís.

Veio para o Brasil com 22 anos de idade, já casada e o filho Armando Jorge com um ano e oito meses.

Conheceu o Racionalismo Cristão em 1941 levada por uma vizinha que, percebendo os problemas de saúde que a afligiam, convidou-a a conhecer a Casa-Chefe, e desde que conheceu o Racionalismo Cristão nunca mais deixou de frequentá-lo. Tornou-se militante da Filial Vicente de Carvalho em 5 de abril de 1998.

É um exemplo a ser seguido por todos, pois completar 100 anos de idade com plena lucidez como a Sra. Gracinda é muito raro. A maior prova disso é o fato de estar exercendo sua função de esteio nas correntes fluídicas da Filial Vicente de Carvalho com toda responsabilidade, disciplina e acima de tudo assiduidade, pois jamais falta a uma reunião pública sem antes comunicar o motivo da ausência.

Por tudo que foi exposto temos que agradecer o privilégio de ter em nossa filial uma militante com todo esse mérito de uma racionalista cristã autêntica.