Chamamento à militância

Na sequência dos discursos na reunião cívico-espiritualista comemorativa do 38º aniversário do Racionalismo Cristão em Lisboa, o presidente da Filial Santos (SP), Jorge Fares, exortou os presentes a aceitar o chamamento à militância. “O que sempre nos estimula é estimular vocês, assistentes, a entrar na militância. Vocês já estão mais que preparados; este projeto, vocês o fizeram antes de encarnar. Não adiem este projeto, porque nós não sabemos o futuro”, afirmou.

A experiência que temos lá em Santos é maravilhosa, contou. Se não tivéssemos estimulado os assistentes a se tornarem militantes, médiuns, a aprenderem todas as lições, hoje não teríamos médiuns na Casa; não teríamos os nossos doutrinadores; não teríamos os militantes que aprenderam a fazer o fecho, a fazer a abertura das reuniões.

Não devemos terceirizar o projeto, e a maioria das pessoas que nós convidamos para a militância está se desenvolvendo e feliz, e nos diz: “Jorge, eu gostaria de ter entrado antes, porque vejo agora quanto tempo perdi”.

“Não podemos deixar uma casa racionalista cristã ficar sem os discípulos, os continuadores, que nós não ficaremos aqui para sempre”, afirmou Jorge Fares.

Homenagem. Horácio Medina, presidente da Filial Amsterdã, parabenizou a companheira Maria do Céu Sousa, seus abnegados companheiros e “também esses companheiros que vieram de muito longe, 10 mil quilômetros de distância, do Brasil”.

E concluiu: “Vamos também recordar um grande homem que se chamou Antonio Madeira Pina, que cumprimentava sempre a assistência, essa bela assistência que já representa um polo de atração do Astral Superior.”

Agradecimento.“É para nós, brasileiros, uma alegria dupla estarmos aqui, tendo em vista que somos de uma certa forma filhos desta terra também. Somos sempre muito bem recebidos aqui e em todas as filiais do Racionalismo Cristão, e isso nos faz sentir como uma grande família espiritual na prática do bem, na prática e na realização do esclarecimento da humanidade.” Assim agradeceu Nemécio Peres, diretor da Filial Sorocaba, a acolhida da delegação do Brasil em Lisboa.

E prosseguiu: “É uma alegria imensa participar desses trabalhos, e que todos nós, militantes e assistentes, possamos cada vez mais nos integrar a essas correntes, a fim de promover o bem da humanidade, a fim de fortalecer as correntes harmônicas do bem, dando continuidade e expansão ampla à harmonização espiritual da Terra, de criar um ambiente realmente mais propício à evolução humana com mais igualdade, com mais justiça, com elevação espiritual.”

Cumprimentos. Sérgio Camacho, que acompanhou, quando integrava o corpo da militância da Casa-Chefe, o processo de construção da sede da Filial Lisboa, disse que deu para perceber toda a grandeza da sua presidência. Então ressaltou as qualidades de Maria do Céu Sousa.

Palestra. Militante da Filial Butantã, São Paulo, Júlio César Nascimento fez na Filial Lisboa palestra sobre Intuição e clarividência, em que tomou por base dados da física, sobre tempo e vibrações, sobre propagação de ondas no meio material e meio não material, fazendo analogia, abordou manifestações em campo astral e, por fim, o que podemos entender como manifestações no nosso corpo fluídico.

Júlio César Nascimento manteve firme a atenção da assistência ao longo da exposição, verdadeira aula, com detalhadas referências, tanto quando discorria sobre intuição quanto ao tratar da parte específica da clarividência. Formulou uma série de perguntas, por certo as que o público já estaria se fazendo.

Segundo o palestrante, observamos alguma clarividência quando visitamos fatos futuros, o que pode ser por condição mediúnica ou quando dormimos. Existe agora a chamada neurociência, que está pegando imagens ocorridas na nossa função cerebral e descodificando-as de modo a dizer quando estamos atentos, quando estamos em devaneio, ou transe. Esse devaneio ou transe, acontece toda hora; não todo o tempo.