‘Começar dá mais trabalho’

“Hoje estamos comemorando o trigésimo-sétimo aniversário da nossa Filial e, antes de tudo, quero parabenizar todos os companheiros aqui presentes e em particular aqueles que fundaram o Racionalismo Cristão nesta cidade, porque, como sabemos, o começar sempre dá mais trabalho.

Todavia, sem a participação dos que vieram mais tarde, há muito tempo esta porta estaria fechada. Não importa que a pessoa tenha chegado logo após a fundação, como eu e minha esposa, ou outros que chegaram mais tarde.”

Com essas informações sobre os primeiros passos da Filial, seu presidente, Joaquim Neves, abriu seu discurso. E falou mais sobre a formação do quadro de pessoal da Casa: “Como é do conhecimento de todos, nesta Casa sempre foi escasso o material humano para realização dos trabalhos espirituais, mas com os poucos que vieram juntar-se aos fundadores conseguimos estar com essa porta aberta até hoje e esperamos que assim continue.

Alguns que se fizeram militantes na fundação se afastaram meses depois, e mais tarde, com a mudança para Zonneoord, outros mais já não quiseram vir para cá, porque encontraram dificuldades com o transporte público, o que consideramos desculpas sem fundamento, mas as respeitamos. Porém fomos um grupinho que apostou em levar adiante os nossos compromissos e hoje estamos aqui comemorando os 37 anos de existência do Racionalismo Cristão nesta cidade. Podemos chamar o Racionalismo Cristão de filosofia do povo, porque Luiz de Mattos a deixou na Terra para o bem da humanidade e que continuasse a ser expandida pelos seres humanos, até que a humanidade venha esclarecer-se sobre a vida espiritual, conhecer sua composição como Força e Matéria e saber a razão da sua estada na Terra.

Muito temos lutado sem reparar em quantidade, mas sempre tivemos o cuidado com qualidade, que é fundamental na vida espiritual e sempre tivemos apoio das Forças Superiores. Dizemos assim, porque algumas vezes recebíamos telefonemas de companheiros que, por um ou outro motivo, não poderiam estar presentes, mas inesperadamente, quando estávamos à cabeceira da mesa, chegavam amigos da Filial Lombardkade, colaborando conosco. Confiança na plêiade do Astral Superior sempre tivemos, e continuamos a tê-la.

E é com essa confiança que vamos começar um novo ano de trabalho cujo esperamos sempre a força do Alto e de vós aqui presentes, com muita coragem, força de vontade, muita dedicação e amor ao Racionalismo Cristão.