Como contornar o caos e encontrar a felicidade

Aproxima-se o final de ano, época que todos consideram de alegrias e comemorações. O problema é que existem períodos do viver terreno que repletos de atribulações, e é preciso aprender a ser feliz em meio ao caos. Acontece, porém, que todos querem apenas aproveitar a vida.

O que seria aproveitar a vida? Viagens, festas, praia, sol, é só isso que se pensa quando se fala em aproveitar o máximo o viver, mas afinal o que é a vida, por que estamos vivos nesse planeta e o que levamos ao partir? Aí é que mora o problema, a humanidade acha que se deve viver em busca de um suposto paraíso onde problemas não existem, tudo se pede a Deus, sendo religioso e do bem nada o vai atingir. Mas a vida é muito além disso!

O ser humano é um composto de Força e Matéria, espírito que volta inúmeras vezes à Terra para cumprir um processo de evolução, não existe uma entidade a ajudar ou castigar os menos atentos, existem leis, naturais e imutáveis, e todo espírito é sujeito a essas leis, a liberdade de ação dos seres humanos é soberana a toda força externa, seja para o bem ou mal, a escolha é individual, assim como a colheita consequente dos maus e bons atos.

Problemas são parte de cada existência, assim como uma série de streaming, cada vida é um capítulo nessa extensa esteira evolutiva. Falando assim parece que só se vivem agruras, mas pergunto, qual é o melhor professor? O bonzinho que fecha os olhos para tudo, que atribui uma nota alta quando o aluno nada demonstra aprender, ou aquele rígido que cobra, exige disciplina, estimula o crescimento e avalia com justiça seus atos? A vida é muito justa, tudo que é preciso aprender vem disfarçado numa situação diferente, se o espírito é arrogante, vai passar por situações humilhantes, se valoriza apenas a matéria vai chegar o dia que tudo que almejará será saúde e paz, e assim sucessivamente.

O desperdício de uma vida física será seriamente cobrado, e isso não é castigo divino, são as consequências. De que adianta oferecer uma esmola, uma sopa, para alguém que nada faz em busca de melhora ou progresso? Estão aí todos os auxílios sociais que nos fazem ver que as pessoas preferem a vida fácil ao trabalho, sem saber que o melhor da vida é trabalhar, produzir, evoluir. Como é gratificante quando se alcança a vitória num determinado processo!

De que adianta rogar aos céus por paz e felicidade quando a vida não permite esse sentimento, por problemas de saúde, financeiros ou situações alheias ao nosso controle, mas que temos que administrar. Então não adianta perguntar por quê. A pergunta certa deve ser: o que estou aprendendo nesse momento? O Racionalismo Cristão nos dá a paz necessário nos momentos complexos da vida, mas não é a ajuda que as igrejas prometem, alguém vai te carregar no colo, acreditar nisso é como ser uma criança de dois anos que estica os braços para ser erguida do chão, é, sim, a consciência de si mesmo, a noção de que as forças estão dentro de cada um, cada espírito é uma parcela do Todo Universal, Deus como um ser salvador ou punitivo não existe, mas falar isso gera comoção, questionamentos, você não acredita em Deus? Não lê “a Palavra”, que palavra, senhores, um livro escrito por uma humanidade sem qualquer conhecimento, dando sua própria interpretação aos momentos e depois as anotações compiladas para agradar a política da época, a que se deu o nome de sagrado e assim é ensinado de geração a geração, sem questionamentos?

Acredito na lógica, na ciência, na espiritualidade, o suposto paraíso está minado? Aprenda a pular as minas, atravesse o campo, e não tema, porque o medo tolhe a ação, confie no seu Deus interior, esse, sim, precisa ser conhecido e lapidado; eleve seus pensamentos para que você mesmo possa resolver seus problemas, a autopiedade só complica mais a vida.

Finalmente eu tenho a resposta para dar a uma amiga que desejou que eu pudesse aproveitar mais a vida, sem tantas atribulações para resolver. Aproveitar a vida, minha querida, é tirar dela o máximo das lições possíveis, aprender, evoluir, morder a língua até sangrar se preciso for, mas tudo suportar e vencer; sim, aproveitar a vida significa muito mais do que uma espreguiçadeira à beira-mar.

Desejo a todos um feliz Ano Novo, sempre esperar o melhor, mas estar preparado para o pior, e aceitar o que vier. Se nada der certo, haverá um novo momento, uma nova vida, mas preste atenção ao momento presente, o caos pode ser um professor rígido que trará a melhor lição de todas.