Aparentemente, o progresso material que se observa atualmente no mundo é maior que a evolução espiritual. Dizemos aparentemente porque os avanços de natureza material são decorrentes da alta capacidade criativa de certos seres humanos já detentores de elevada espiritualidade.
De maneira geral, os usuários dos bens resultantes desse progresso, sobretudo dos aparelhos que utilizam tecnologia digital, não têm o mesmo nível espiritual de quem os inventou e desenvolveu. O que apareceu nos últimos tempos na área da telecomunicação somado às mídias digitais que simultaneamente surgiram, embora tenham o mérito de facilitar a vida das pessoas na realidade fizeram com que elas se tornassem submissas a essa tralha eletrônica em razão de ainda terem pouco discernimento espiritual. Presas a toda sorte de aparelhagem, não mais percebem o que acontece ao redor nem dialogam com os familiares de modo presencial, mas a distância, e por aí vão, por incrível que possa parecer.
O ser humano é gregário por natureza, haja vista que está na Terra com a finalidade única de evoluir espiritualmente mediante o convívio próximo e contínuo com os semelhantes. Infelizmente, o distanciamento entre as pessoas provocado pelos avanços técnicos e científicos tem mostrado no dia a dia comportamentos que preocupam, como o aumento da agressividade entre as pessoas, do número de separações de casais, de falecimentos precoces de jovens e de desequilíbrios psíquicos, como estresse, depressão, angústia, inclusive fadiga por uso excessivo de celulares e utensílios similares.
À vista do descontrole emocional de tanta gente, é importantíssimo que o Racionalismo Cristão chegue a todas as pessoas, sejam as que procuram as casas racionalistas cristãs de forma presencial, sejam as que se comunicam a distância, mediante a utilização de nossas mídias sociais, com programação restrita a conteúdo espiritualmente esclarecedor, muito diferente do que é amplamente encontrado na maioria dos aplicativos de troca de mensagens e comunicação em áudio e vídeo.
Nosso público é diversificado, pois é composto por estudiosos e pesquisadores da espiritualidade, por pessoas com desequilíbrio psíquico, pelos seres humanos dispostos a se libertar das ideias confusas que os trazem presos aos milagres, aos mistérios e às chamadas coisas sobrenaturais e, por isso, à margem da vida real.
Os ensinamentos racionalistas cristãos são para ser colocados em prática nos lares, no trabalho, no convívio social. O entendimento de nossa filosofia de vida é de fácil alcance por quem se propõe a estudar a espiritualidade. O difícil é pôr seus princípios em ação. Por isso, é preciso que as pessoas tenham persistência para alcançar o objetivo proposto pelo Racionalismo Cristão, qual seja o de apontar o caminho da espiritualidade a quem o procura.