Como lidar com o luto daqueles que se foram cedo demais

Muitas pessoas têm grande dificuldade de lidar com a perda de um ente querido. Não há palavras ou teorias que anulem totalmente a dor. Ainda assim, há quem consiga se manter lúcido a ponto de perguntar o porquê de estar passando por essa situação traumática. A breve reflexão que se segue é justamente sobre esse tema. Vamos analisá-lo com a máxima imparcialidade possível, sem necessariamente defender uma opinião específica.  

O abatimento e a dor são reações naturais à morte de alguém querido. Afinal, não mais poderemos conviver com a pessoa amada. É normal que muitas lembranças reapareçam em nossas mentes. Agora, o trauma se torna insuportável se não levarmos em conta que a alma é imortal. Esse é um dos muitos bons ensinamentos que o Racionalismo Cristão nos oferece.   

Quer dizer, o despertar para a espiritualidade é tão benéfico que nos ajuda até nesse momento de grande tristeza. A vida de fato vai além da esfera terrena e material. O luto se torna menos doloroso se mantivermos isso sempre em vista.  

Quem busca evoluir espiritualmente aprende melhor e mais rapidamente as muitas lições que a vida nos oferece a todo momento. E só evolui quem realmente se esforça para melhorar como ser humano, isto é, quem busca aprimorar as próprias virtudes e aceita a realidade transcendente e espiritual. Quando o assunto é luto, a mais necessária delas é a resiliência. Ela é a força que nos leva a enfrentar a dor pela perda de alguém querido.  

A dor sempre traz novos aprendizados. Ela nos ajuda a amadurecer. Quando vivido sob a luz da espiritualidade, o sofrimento facilita o desenvolvimento da maior das virtudes: a humildade, um dos principais pilares da vida espiritual. Assim, o ser humano consegue transformar a saudade em serenidade, isto é, em um pensamento leve e elevado.   

Nossa intenção é a de levar a atenção de todos à realidade da vida espiritual. Os ensinamentos do Racionalismo Cristão nos ajudam a lidar com as dores presentes na trajetória de cada um de nós.  

É por isso que insistimos na necessidade da espiritualidade. Sem ela, a vida perde o sentido. Esse é um dos remédios mais eficazes para as famílias em luto, já que sugere uma explicação para a finitude humana.  

É claro que, às vezes, a dor pela perda de alguém é tão grande que não conseguimos praticar os valores espiritualistas. É justamente por isso que devemos estar sempre conectados aos princípios ensinados pelo Racionalismo Cristão. Assim, mais cedo ou mais tarde recuperamos o equilíbrio físico e psíquico, voltando a cumprir nossa trajetória espiritual nesse mundo-escola. 

Muito Obrigado!