Como manter a saúde integral

Como parte das comemorações do 81º aniversário de fundação da Filial São Paulo, tivemos no último dia 16 de setembro, sábado pela manhã, um fórum sob o tema Saúde Integral, com três excelentes palestras ministradas por especialistas em suas áreas: Dra. Daniela Pini, nutricionista; Dr. Fernando Barbosa, geriatra e gerontólogo; e o Sr. Ubirajara Tederiche, Medicina Oriental e Artes Marciais orientais. Ao final do fórum, muito bem conduzido pelo diretor da Filial Wilson Carnevalli Filho, fizemos um pronunciamento sobre o que entendemos ser, no Racionalismo Cristão, a saúde integral.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde deve contemplar o bem-estar físico, psicológico e social, não podendo ser considerada apenas a ausência de doenças.

A visão de ser humano integral foi conceitualmente proposta no início do século passado pela filosofia racionalista cristã, enfatizando as três dimensões que constituem o indivíduo, que são espírito, corpo fluídico e corpo físico. Reconhecida a composição trinitária do ser humano, a ideia de saúde integral necessariamente deve perpassar o estudo dos processos físico-químicos. Sendo o corpo físico o invólucro denso utilizado pelo espírito no seu processo de aprimoramento, todo processo patológico que nele irrompe reflete o efeito de uma causa primária.

Se tivermos presente a complexidade das oscilações de saúde vivenciadas pelos indivíduos, deveremos reconhecer que as soluções não passam por uma única maneira de interpretá-las.
Ultrapassado o modelo biomédico que predominou na área de saúde no intervalo entre o século XVII e o início do século XX, período marcado pela visão positivista e cartesiana, a ciência passou a reformular os seus conceitos, não mais considerando a saúde física e a mental como dimensões isoladas. Alguns segmentos mais avançados dessa nova visão consideram que o bem-estar físico deve estar vinculado ao cultivo da espiritualidade.

O Racionalismo Cristão ensina que espírito, corpo fluídico e corpo físico, na realidade terrena, são uma unidade indissociável e que, como tal, os fatores emocionais, psíquicos e físicos se correlacionam. Portanto, a saúde integral, para que seja alcançada, deve englobar as dimensões constituintes do ser humano, conforme propõe a Doutrina.

Vejamos algumas perguntas que devem ser feitas, para a avaliação da própria saúde:

  1. Como estão seus relacionamentos?
  2. Como estão suas emoções, na maior parte do tempo?
  3. Como os seus pensamentos interferem na sua vida e na sua rotina?
  4. Qual o propósito da sua vida?
  5. Como você se relaciona com as pessoas?

Todas essas instâncias são fundamentais para aquisição da saúde plena. Sendo assim, o Racionalismo Cristão sugere a aplicação da síntese de seus princípios, para o estabelecimento de uma renovada consciência da importância da espiritualidade como fonte de lucidez e equilíbrio, fatores primordiais para que a pessoa redefina os seus padrões morais e mentais e desenvolva o valiosíssimo patrimônio da saúde.

Contemplando-se as peculiaridades, os fatores culturais e os estilos de vida, a saúde integral, embora possa parecer, em um primeiro momento, muito abrangente e complexa, pode ser conquistada de maneira simples e natural através da aplicação dos princípios racionalistas cristão. Experimente adotá-los.

Alguns desses princípios podem ser assim resumidos:

  1. Fortalecer a vontade para a prática do bem;
  2. Identificar, para poder repelir, os maus pensamentos e fazer bom uso do livre-arbítrio;
  3. Cultivar pensamentos elevados em favor do semelhante;
  4. Não desejar para os outros o que não quer para si;
  5. Estender seu auxílio a quem dele necessitar, quando os meios e a oportunidade o permitirem, mas não contribuir para sustentar a ociosidade e os vícios de quem quer que seja;
  6. Ter consideração pelo ponto de vista alheio, principalmente quando manifestado com sinceridade;
  7. Não se ligar pelo pensamento a pessoas maldosas, inconvenientes e psiquicamente desequilibradas;
  8. Combater a maledicência;
  9. Eliminar do hábito comum a discussão acalorada;
  10. Conservar em plena forma a higiene mental e física;
  11. Exercer o poder da vontade contra a irritação;
  12. Manter o equilíbrio das emoções na análise dos fatos, para não afetar a serenidade necessária;
  13. Adotar, como norma disciplinar, o hábito sadio de somente tomar decisões que se inspirem no firme propósito de fazer o bem, agindo, para isso, com ponderação, moderação, justiça, serenidade e valor;
  14. Conduzir-se respeitosamente na linguagem e nas atitudes;
  15. Não descuidar da polidez e da pontualidade, por reflexos da boa educação;
  16. Promover, por todos os meios, a longevidade, em atenção ao princípio de que a saúde do corpo depende do bom estado da alma;
  17. Cultivar permanentemente o bom humor, por meio do qual as células orgânicas recebem influências salutares;
  18. Usar de comedimento no falar, vestir, trabalhar, dormir, alimentar e recrear;
  19. Dedicar-se integralmente à segurança e à estabilidade do lar; e
  20. Apurar ao máximo o sentimento fraternal da amizade para com as pessoas de bem, com a finalidade de intensificar a corrente harmônica afim do planeta, em benefício comum.

Aos nossos leitores de A Razão acrescentamos aos 20 itens, acima enumerados, a importância de realizarmos todos os dias, de manhã e à noite, o salutar hábito de praticarmos a limpeza psíquica recomendada pelo Racionalismo Cristão, para obtermos o nosso equilíbrio interior, o revigoramento espiritual e a serenidade necessários para mantermos a nossa saúde física e psíquica.