Como o RC pode minimizar a fome da humanidade?

O termo “fome” é a sensação fisiológica pela qual o corpo percebe que necessita de alimento para manter suas atividades inerentes à vida. No aspecto espiritualista a palavra “fome” representa a escassez de espiritualidade que habita entre os seres mundo afora.

O indivíduo esclarecido dispõe sua conduta nas bases e premissas cristãs, onde a justiça, a razão, a ponderação e o bom senso dão sustentação aos seus propósitos e resoluções. Os seres humanos precisam esclarecer-se para conhecer a si mesmo, saber de sua capacidade, do seu potencial, da sua força interior, para assim ir à luta, conquistar seus objetivos e aprender a se conduzir na vida, com parcimônia, agindo fraternal e solidariamente, com consciência ecológica, evitando o desperdício, sabendo cuidar daquilo que é seu, daquilo que deve ser bem administrado para que todos usufruam desse bem tão precioso que está aí à disposição de todos.

Essa consciência só pode ser proporcionada pelo estudo da espiritualidade. Consciência de que o patrimônio material do mundo pertence a todos. Portanto o prejuízo no desperdício desse patrimônio é uma conta a ser paga por toda a humanidade. Os desperdiçadores assim se qualificam porque não veem valor naquilo que não lhes reflete lucro.

O desperdício é uma falha moral, um erro recorrente que só será eliminado quando o indivíduo trilhar pelo caminho da espiritualidade. Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos, ensinou Pitágoras. Se às crianças fossem ministrados a noção de comedimento, de moderação, e de parcimônia através de exemplos vindos de seus preceptores, não seria comum verificar nos dias atuais o quadro de desperdício dos recursos naturais do País.

É preciso, portanto, estimular nos filhos o espírito de confraternização, cultivando o sentimento de solidariedade e cooperação. É inadiável que se estabeleça uma forma educativa tendo como base a consciência dos reais valores.

O ser que conhece, estuda e pratica a espiritualidade sabe que nada que é material nos pertence. Somos simples administradores desses bens. Ação consciente do bom uso desses recursos resulta em desenvolvimento dos diversos setores da atividade humana e consequente progresso do País. Educar espiritualmente é, pois, o trabalho do Racionalismo Cristão, orientando os seres para que saibam usar seus recursos espirituais em benefício próprio e da coletividade. O esclarecimento é o alimento do espírito. Dê-se ao espírito o esclarecimento necessário e não mais faltará o pão para alimentar o corpo físico.