Como reagir às adversidades

Consultando os dicionários ficamos sabendo que adversidade tem por sinônimos as seguintes palavras: revés, infortúnio, obstáculo, contrariedade, desgraça, infelicidade, aborrecimento, pressão, desafio, contratempo e dificuldade. Em resumo, toda adversidade é uma forma de oferecer resistência à solução de nossos problemas existenciais. As adversidades ocorrem com muita frequência na vida de cada um. Como lidar com esses desafios? É o que vamos desenvolver neste artigo.

1. Conceituação. Superar as adversidades é desafio que faz parte do cumprimento de nossos deveres e, quando resolvidos, nos leva a progredir como seres humanos e evoluir espiritualmente. Viver neste planeta-escola não é fácil. As injunções do mundo Terra normalmente nos leva a sair de nosso estado de conforto e a enfrentar o cansaço, o estresse, a angústia, o sofrimento, e nos submete até mesmo a muitas decepções e dissabores, mas também a receber fortalecedoras satisfações e alegrias. São os reveses da vida que precisam ser bem resolvidos todas as vezes que surgem, sem demora e de preferência com bom humor e satisfação. Esses desafios fazem parte de nossa trajetória evolutiva, que exige de nós o uso correto e intensivo dos atributos da inteligência, do raciocínio e da vontade dirigidos para o bem e, também, da faculdade do livre-arbítrio.

Veremos que, apesar das adversidades parecerem ruins, elas são benéficas, pois fazem-nos pensar e agir de modo diferente do que faríamos, caso não tivéssemos que as enfrentar. E, mais ainda, elas são promotoras das mudanças que fazemos em nossas vidas através de novas perspectivas e soluções.

Jamais poderemos deixar que o cansaço seja mais forte do que a vontade. Se o cansaço sobrevier e levar-nos a parar no tempo, procuremos vencê-lo com vontade firme e forte. Jamais desistamos ou entreguemos os pontos. Desenvolvamos, com sucesso, essa habilidade durante toda a nossa vida.

2. Resiliência. O planeta Terra é um mundo de oportunidades tanto de natureza espiritual (evolução) como material (progresso). Resiliência é uma forma de enfrentar dificuldades, situações desconfortáveis, de usufruir o que nos parecia perfeito e está aborrecendo-nos e desafiando. É um pré-requisito de sucesso, que serve para superarmos qualquer dificuldade, encararmos com firmeza de vontade os problemas, sermos uma fortaleza. É o que muitas pessoas precisam ter e ser.

Não somos obrigados a enfrentar qualquer desafio que apareça. Precisamos, sim, saber escolher, e isso é sábio, não nos coloca frente a frente com o fracasso, ao contrário, sempre acontecerá o melhor se estivermos usando o nosso livre-arbítrio direcionado para o bem próprio e coletivo. Compreendemos assim que resiliência é, também, saber que temos limites de ação e valores a preservar. Esse termo, ao contrário do que muitos pensam, não significa conformismo. Não devemos confundir isso, para não continuarmos aprendendo equivocadamente.

Um bom exemplo generalizado de resiliência nos oferece o livro Para quando os reveses chegarem, de Fernando Faria, edição de 2000 do Racionalismo Cristão, página 17, transcrito de uma orientação de Antonio Cottas: “Ser forte e resistente é o dever do espírito esclarecido. Caminhar e caminhar sempre de fronte erguida, não temendo a tempestade, sabendo de antemão que logo após vem a bonança, esse é o proceder dos fortes de espírito. Feliz daquele que sabe lutar, que sabe sofrer com resignação e coragem, para ultrapassar os obstáculos, vencendo-os com altivez e valor espiritual. Nada na vida física e no mundo Terra é conseguido com palavras, mas, sim, com ação, muito trabalho e coragem para lutar e vencer”.

Assim, é possível superar as adversidades com uma boa dose de resiliência, vale dizer do poder de nossa vontade, atribuindo um novo sentido à experiência e criando oportunidades a partir dela. Isso se chama empoderamento.

Finalmente, resiliência não é levar pancadas e aceitar qualquer situação humilhante. Isso não faz parte do crescimento emocional e psíquico da pessoa.

3. Como lidar com as adversidades. Esse tema ficaria incompleto se não abordássemos aqui algumas orientações ou dicas para lidar com adversidade de modo satisfatório e criar em nós mesmos potencial de vontade capaz de vencer todos os reveses que encontrarmos pela vida. Há bons artigos na internet para consultar, alguns sugerindo mais de uma dezena de dicas, todas fundamentadas em nosso poder de resiliência, de nosso poder de vontade. Todas são importantes. Eis algumas.

Primeira dica: Esteja sempre alerta e preparado. Você deve e precisa estar espiritual e emocionalmente preparado. Você precisa estar consciente do que pode e vai acontecer para poder virar o jogo dos acontecimentos a seu favor quando necessário. Passar por adversidades é inevitável, então você já deve acreditar antecipadamente que qualquer coisa pode acontecer. Afaste o sentimento de desespero ou sufoco, pois este estado emocional negativo tende a aumentar na medida em que a solução desejada não ocorre. Nada de ficar remoendo tais emoções negativas de impotência.

Segunda dica: Avalie a si mesmo. Avalie os seus interesses, suas habilidades e suas limitações para alcançá-los. Não dê o passo maior que as próprias pernas. Proceder assim é saber dominar as adversidades, não permitindo que elas dominem sua vida. Aprenda a pensar e perceber que a resposta para ultrapassar as adversidades não está em mudá-las, mas em mudar a si mesmo. Supere sua autoconfiança. Vencer uma adversidade é um trabalho de crescimento e evolução pessoal e espiritual. A solução não está fora, está dentro de você.

Terceira dica: Seja sempre otimista. Tenha sempre uma atitude mental otimista. Isso faz com que você seja emocionalmente mais estável e mais confiante, levando você a tomar atitudes racionais, reais e inteligentes para resolver uma adversidade. Como disse Augusto Cury, “O pessimismo é um câncer da alma”.

Adotando esses três dicas e agindo de acordo com elas você estará espiritualmente bem preparado para resolver todos os reveses que encontrar ao longo de sua trajetória evolutiva.