Como ter um sono tranquilo

Desde dos 16 anos sofro de insônias, atualmente tenho 44. O que posso fazer para dormir uma boa noite de sono?

Resposta: Prezada, a falta de sono pode ocorrer por motivos de ordem material e espiritual. Há pessoas que têm certos distúrbios no corpo físico que as levam a ter dificuldades para dormir. Essas devem procurar tratamento médico para recuperar o sono. Porém, na maioria das vezes, a ausência de sono deve-se a problemas psíquicos, como estresse, ansiedade, depressão, preocupações demasiadas, medo etc. Por isso, cada um precisa conhecer-se  nos aspectos físico e espiritual, para descobrir a verdadeira razão da insônia e combatê-la na raiz, nas suas causas predisponentes.

Portanto, procure lutar contra si própria, para eliminar os sentimentos depressivos e todos os maus pensamentos que porventura passem por sua mente; mantenha a coragem e a devida força de vontade para manter o seu equilíbrio psíquico, agindo sempre com calma, ponderação, lógica e bom senso, e não se deixando perturbar com os problemas naturais do dia a dia. Se conseguir manter o seu equilíbrio emocional durante todo o dia, certamente que à noite estará serena, em paz e feliz, em condições de ter um sono tranquilo e reparador.

É importante, também, que tenha disciplina no seu viver, reservando horários adequados para todas as suas atividades diárias e procurando ir para a cama a horas certas, para que o corpo físico possa acostumar-se com os seus hábitos e responder positivamente.

É também recomendável a prática diária da limpeza psíquica no lar, seguindo as instruções do nosso folheto explicativo; e o hábito de ler as obras editadas por esta Doutrina, dando prioridade às essenciais: Racionalismo Cristão, A vida fora da matéria e Prática do Racionalismo Cristão, em suas edições mais recentes. Se puder, frequente as reuniões públicas de limpeza psíquica e de esclarecimento espiritual em uma casa racionalista cristã, para receber os fluidos benéficos das Forças Superiores e aconselhamentos que lhe proporcionarão grande bem-estar.