Trabalhar é bom

Trabalhar é bom, divertir-se também 
Se os pais e mestres soubessem ensinar a infância a amar a natureza, as crianças, assim educadas, saberiam respeitá-la e mais facilmente compreenderiam por que se deve amar o próximo como a si mesmo. Luiz de Mattos
Dom Ratão trabalha muito de segunda sábado, e seu amigo também. Eles precisam garantir o sustento, as despesas, e o lazer das famílias. Finais de semana todos ainda dormem, a lua sequer deu lugar ao sol, mas Sr. Arthur Barão, com seu barco em alto mar, já está jogando a rede e trazendo o seu pão (pão?). Não seria peixe? Ele vende o peixe para comprar o pão e tudo mais de que precisa.
De manhãzinha, bem cedinho, na beira da praia já tem gente a esperar o peixe fresquinho que Arthur Barão foi buscar. O Sr. Kim Oski é o primeiro a chegar, escolhe peixes de espécies e tamanhos variados para em seu quiosque preparar. Capricha no tempero, esquenta a brasa, que vai assando bem devagar.
Distante dali, Ratão e seu amigo planejam o domingo aproveitar, levando suas companheiras nas garupas dos Jet Skis para almoçar. Céu azul, vento delicado batendo em suas faces, sol refletido na água a queimar (rato tem face? Rsrs). No caminho, os jets fazem manobras, formando sobre a água desenhos espumantes que parecem combinar com a alegria que reina entre eles. Finalmente todos descem para ancorar na Praia dos Pneus, e saborear o peixe que Kim Oski acaba de preparar.
Tudo corre às mil maravilhas, paisagem privilegiada, gente, crianças ao redor, música e novas amizades. Quando o sol começa a se despedir, é hora de voltar, pagar a conta, agradecer o atendimento e um cordial até breve aos novos amigos.
A volta causa certo receio, pois quanto mais afastados da terra, maior o tamanho das ondas que eles vão enfrentando na paisagem do entardecer. Da garupa vislumbra-se o sol que veste o céu de amarelo dourado refletido na água a brilhar, do lado oposto avista-se um esboço da lua vestida de azul acinzentado pedindo licença para chegar. Belas casas e vegetação encantadora se aproximam. Estão chegando à terra firme, descem na Marina. É hora de irem para casa recolher-se e descansar para enfrentar a nova semana que está chegando.
Antes de dormir, ainda pensando no dia que passou, sente-se o quanto é importante o trabalho que gera sustento, intercâmbio e alegria de prosperar, sente-se como tudo no Universo se encaixa, vibra, e como todos precisam um do outro. Sente-se com toda convicção o amor à natureza, o quanto é bom e belo este vibrar.
Luiza José Nunes de Farias
Militante da Filial São João de Meriti