Conheça-se como Força e Matéria

A maior felicidade que o ser humano pode ter neste mundo é a de se conhecer como Força e Matéria, porque a Força, no seu aspecto transcendente, é imaterial, ativa e transformadora, enquanto a Matéria é o elemento passivo e amoldável. Com esse conhecimento, mais fácil será seu progresso material e sua evolução espiritual.

Qual a causa de o mundo estar tão personalista e confuso, perguntamos? É o desconhecimento que os seres humanos têm sobre a espiritualidade, pois a maioria só anseia por bens materiais, quer possuir tudo que vê, mesmo de difícil obtenção, haja vista os endividamentos pessoais. Os indolentes são exemplos opostos, porque estão sempre a esperar que lhes venha às mãos o que necessitam para sobreviver.

O Racionalismo Cristão ensina os seres humanos a viver, e, para viverem bem, é preciso que estudem, pois há muita coisa para conhecer e fazer neste mundo. As naturais e imutáveis leis evolutivas estimulam os indivíduos que querem ser algo na vida a lutar, e muito. Ganham maior experiência aqueles que pensam com elevação e usam o raciocínio, percebendo as benéficas intuições que vêm dos campos superiores da espiritualidade.

Procurem refletir sobre o que leem a respeito do Racionalismo Cristão, para entenderem não só a sua base filosófica, que é Força e Matéria, mas seu conceito contemporâneo como filosofia de vida que fortalece, esclarece e espiritualiza os seres humanos, sem se esquecerem de que os aspectos teóricos da espiritualidade de nada valem se não colocarem esse saber em ação no cotidiano.

Para que se sintam tranquilos consigo mesmos, é importante que procurem conhecer seus erros, a fim de se corrigirem, pois as leis transcendentes não param de atuar continuamente, em especial a de atração e a de causa e efeito. É com grande tristeza que observamos grande parte dos seres humanos enveredar ladeira abaixo na vida, em razão de estarem submissos a misticismos, a falsas promessas, a inúteis perdões na tentativa de poder escapar das faltas cometidas, pois nada disso existe no campo espiritual.

O Racionalismo Cristão é uma filosofia espiritualista simples e objetiva, ao alcance do entendimento de todas as pessoas, pois está explanado em linguagem de fácil entendimento nos livros publicados por sua Sede Mundial. Nas casas racionalistas cristãs são dadas verdadeiras aulas de vida aos assistentes de suas reuniões públicas, que delas saem espiritualmente fortalecidos pelos fluidos benéficos das Forças Superiores e por elas espargidos durante a limpeza psíquica por que todos passam e sentem no íntimo da alma.

Os fenômenos da vida se repetem diariamente, sem muitas novidades, se forem observados pelo lado espiritual. Mas quantos sofrimentos eles produzem, quantos reveses acontecem pelo mau uso do livre-arbítrio! Infelizmente, as pessoas, de modo geral, pensam e agem de forma errada. Daí a importância de se conhecer os princípios do Racionalismo Cristão e sua prática salutar de limpeza psíquica diária.

Coloquem-se em condições de receber o fortalecimento e o esclarecimento espiritual frequentando as reuniões públicas das casas racionalistas cristãs, onde todos merecem respeito e consideração. Com os ensinamentos recebidos, serão pessoas mais sensatas, moderadas, ponderadas e justas, portanto, mais espiritualizadas, prontas para conquistar a felicidade que procuram.