Conheça um pouco do RC

Qual o percentual de seguidores? Quais os ritos, costumes, casamentos, funerais, como são realizados? Quem ministra os encontros? Quando foi fundada e por quem?  São perguntas da estudante Amanda Belmonte Franco sobre a filosofia racionalista cristã, tema que escolheu para um trabalho escolar.

Uma equipe de militantes, mantida pelo Racionalismo Cristão para dirimir dúvidas sobre esta filosofia espiritualista e oferecer aconselhamentos com relação a dificuldades e problemas espirituais, atendeu a solicitação de Amanda e agora divulga a resposta que lhe foi enviada, na certeza de que poderá ser útil a outras pessoas interessadas em conhecer a filosofia racionalista cristã.

Prezada Amanda, parabéns por ter escolhido o Racionalismo Cristão como tema de seu trabalho escolar. Como é estudante, e logicamente quer saber, começaremos pela definição contida no livro essencial da filosofia racionalista cristã intitulado Racionalismo Cristão, em sua 45ª edição, e, a seguir, responderemos às restantes perguntas na ordem em que nos foram enviadas:

“O Racionalismo Cristão é uma filosofia espiritualista que trata da evolução do espírito.  Explica, através da razão e do raciocínio, o que somos e o que fazemos no planeta-escola, que é a Terra.”

”Racionalismo Cristão expressa a conjugação de dois conceitos norteadores que exprimem todo seu conteúdo filosófico.  O primeiro – Racionalismo – está ligado ao procedimento dentro do raciocínio, da lógica e da razão.  Temos de buscar a razão através da ação do raciocínio ou do pensamento bem orientado.  O raciocínio, trabalhado com profundidade e apuro, é esclarecedor, quando elevado, e seu uso criteriosamente esmerado é prática que conduz a conclusões acertadas sobre a vida.  Raciocinar com consciência é promover bases sólidas para alcançar as convicções verdadeiras, é desvendar, é encontrar o que se procura no emaranhado das ideias.”

“O segundo conceito – Cristão – associado a Racionalismo, completa o sentido revelador da filosofia racionalista cristã: um código de conduta que reúne princípios espiritualistas e preceitos do cristianismo. Quando dizemos código de conduta, referimo-nos ao procedimento da pessoa perante a coletividade e a si mesma.  Ser cristão é ser honrado, e o ser humano honrado é prudente, moderado, valoroso e justo. Ser racionalista cristão é viver a vida terrena sob normas espiritualistas do mais alto padrão.  É saber preparar o espírito para a vida presente e futura como ser esclarecido, consciente do seu estado e das suas condições espirituais.”

“O Racionalismo Cristão é um conjunto de ensinamentos espiritualistas completo, porque transmite ao ser humano o conhecimento de si mesmo, sendo capaz de mostrar-lhe o que há de mais importante e fundamental – o próprio eu – remoto, presente e futuro, de que dependem a saúde, o bem-estar, a felicidade, e, com isso, um mundo menos agressivo, menos intolerante, mais justo e compreensivo.”

“Hoje, como no passado, todos que estudam os problemas e os conflitos humanos sabem que a educação espiritual poderá fazer de cada pessoa um ser pacífico e honrado.  Para isso, entretanto, há necessidade de apagar do senso comum o irrealismo em que vivem muitas delas.  É indispensável que se desfaçam das ideias e dos ensinamentos inexatos sobre a existência, que tanta confusão têm produzido naquelas que buscam o entendimento dos fatos transcendentais da vida.”

A seguir numeramos as suas perguntas para facilitar o seu entendimento:

1 – Qual o percentual de seguidores?

R: Esse percentual seria irrelevante, pois seria relativo a outras formas de pensamento que já têm mais de 3 mil anos de existência. O Racionalismo Cristão é uma filosofia jovem, de apenas 109 anos, embora seus ensinamentos sejam tão antigos quanto a existência das primeiras civilizações humanas. Tem atualmente 14.570 seguidores em seu perfil no Facebook: https://www.facebook.com/racionalismocristao.org. Possui, para sua divulgação, 176 Casas no Brasil e no mundo.

2 – Os ritos, costumes, casamentos, funeral como são realizados?

R: Sendo uma filosofia espiritualista, o Racionalismo Cristão não tem qualquer espécie de rito. A pessoa que se propõe a assistir a suas reuniões, senta-se como se estivesse em uma sala de aula ou se fosse assistir a uma palestra, sem que nada lhe seja cobrado ou perguntado, a não ser se é a primeira vez que comparece à reunião, para que receba um folheto explicativo sobre as finalidades da Filosofia.

Nessa reunião, participa, nos primeiros sete minutos, da limpeza psíquica, que é uma forma de higiene mental e fortalecimento espiritual, vibrando pensamentos favoráveis a si e a toda a humanidade, e é aconselhado a praticá-la também no lar para estabelecer harmonia na convivência familiar.

3 – Quem ministra os encontros?

R: A reunião é presidida pelo presidente da Casa ou qualquer outro militante (voluntário) que tenha conhecimento de toda a disciplina e dos ensinamentos desta filosofia espiritualista.

4 – Quando foi fundada e por quem?

R: O Racionalismo Cristão foi codificado em 1910 por Luiz de Mattos, auxiliado por Luiz Tomaz, que queria estabelecer uma Filosofia escoimada de peditórios de contribuições financeiras, obtidas justamente dos menos favorecidos, ambos preocupados com o estado anterior e atual da humanidade. Sucederam-nos em sua divulgação Antonio Cottas, posteriormente Humberto Rodrigues, e atualmente Gilberto Silva.

Amanda, este é um resumo, que esperamos possa ser de utilidade para o seu trabalho escolar e talvez para a sua vida futura. Se tiver interesse em visitar uma casa racionalista cristã, procure o endereço mais próximo da sua residência no site www.racionalismocristao.org e volte a nos escrever se tiver dúvidas.