Como se comportar face à perda de um ente querido

Há poucos dias que aquela que foi minha mãe em vida física, nos deixou, eu e os meus irmãos. Tinha medo que esse dia chegasse, mas chegou… Deixou-nos sofrimento, saudades infinitas, dúvidas, enfim… ficou um vazio imenso difícil de preencher.

O meu maior sofrimento é não poder saber se ela está bem, se desencarnou na hora certa… Tenho várias dúvidas as quais gostaria de esclarecer: será que o espírito ao partir sente saudades como nós sentimos? Será que ele se apercebe quanto pensamos nele e ficamos tristes? Sendo um espírito esclarecido poderá vir a se manifestar numa casa racionalista? Como posso ajudá-la a encontrar o caminho de luz, caso ainda não a tenha encontrado?

Ela foi médium, mas deixou de comparecer à casa racionalista cristã com frequência, motivos força maior. Agradeço indicar-me uma obra literária que me possa ajudar a superar essa grande perda.

Resposta: Prezada, expressamos nossos sentimentos em relação à desencarnação do espírito que foi sua mãe. Reconhecemos que num primeiro momento a dor do afastamento sensibiliza a todos que com ela conviveram, mas essa dor pode ser amenizada pelo conhecimento dos ensinamentos espiritualistas proporcionados pelo Racionalismo Cristão.

Sabemos que é uma estudiosa desta filosofia e que por isso tem à disposição o livro Racionalismo Cristão, 45ª edição, que muito lhe será útil neste momento de tristeza, principalmente ao ler o capítulo Desencarnação do espírito, onde encontrará as respostas para as suas dúvidas. Para incentivá-la na leitura desse capítulo e, consequentemente, afastar a tristeza, transcrevemos alguns de seus trechos:

(…)“A desencarnação do espírito é um fenômeno natural na vida humana. Ela significa o oposto à encarnação. Ao cessar a vibração do espírito, e, consequentemente, ocorrer o rompimento dos cordões fluídicos que ligam o corpo fluídico ao corpo físico, o espírito afasta-se com o corpo fluídico que, progressivamente, vai despregando-se da matéria fluídica correspondente aos diversos campos de manifestação relacionados ao planeta, recolhida de cada um no processo da encarnação.”

(…)“O espírito desencarnado não perde contato com os que aqui ficaram. Através do pensamento, não só os irradia, como também recebe deles vibrações mentais.  Basta haver sintonia.  No entanto, quando o que desencarna permanece preso às influências terrenas, essas influências podem, com frequência, ser prejudiciais aos seres encarnados e se revestirem de caráter obsedante.”

“Parentes e amigos precisam, pois, auxiliar o ente querido com pensamentos elevados por ocasião do falecimento, para que o espírito ascenda ao seu mundo de estágio, onde a vida é sentida realisticamente, com plena consciência de sua eternidade, sem as influências perturbadoras do plano terrestre.”

E importante então que você e seus irmãos lembrem sempre de sua mãe com alegria, recordando somente os momentos felizes da convivência, na convicção de que ela, como médium, prestou relevante serviço a esta valorosa causa, sendo então imediatamente conduzida ao seu mundo de estágio.

É importante também não criar expectativas de que este espírito possa manifestar-se na casa racionalista cristã que você frequenta, pois isto, se o Astral Superior julgar necessário, pode acontecer em qualquer outra Casa e até mesmo nas reuniões de desdobramento.

Continue a estudar e a irradiar alegria para sua mãe, exercendo sempre o seu livre-arbítrio para o bem, que foi o motivo pelo qual ela se dedicou a vocês e a esta filosofia espiritualista.