Conversas e diálogos

Podemos dizer que conversar é uma necessidade social inata no ser humano. Conversas são verdadeiras oportunidades para aprimorar nossa capacidade de expressão e, também, para aprender.

É importante ter com quem conversar, principalmente quando nos encontramos em situações difíceis ou com conflitos emocionais. Guardar para si problemas não é uma boa prática. Uma conversa franca pode ser uma excelente terapia. Contudo, começar uma conversa pode não ser nada fácil e mantê-la pode requerer alguma habilidade.

Há conversas que se revestem de muita importância e requerem muito cuidado na sua condução. Um exemplo é quando alguém da família é vítima de um vício com consequências que atingem o resto da família e você decide ajudar. A situação é delicada quando esse alguém acha que não tem qualquer problema. “Conheço um caso assim. O que se pode fazer?”, você pode perguntar.

Nestes casos, é necessário provocar uma conversa. Se a pessoa reagir negativamente é aconselhável não insistir e afastar-se calmamente, pois é inútil querer mudar uma pessoa ou controlar suas reações. É melhor aguardar uma ocasião em que ela esteja receptiva.

Por outro lado, se a pessoa demostrar que está disposta a ouvir, procure deixar claro que sua intenção é ajudar. Nunca, mas nunca mesmo, fazer julgamentos ou críticas durante a conversa.  Nada de “estou certo e você errado” ou “já não lhe disse antes?” Se você tomar este cuidado, ela sentirá confiança e perceberá que sua intenção é realmente ajudar.

A conversa não deve também ser de mão única, só você falando. É importante encorajar e estimular um diálogo franco, com troca de ideias. Igualmente importante é mostrar que você está entendendo o ponto de vista do outro e apresentar o seu. Procure demonstrar que ambos veem a mesma situação de modos diferentes e que se pode resolver o problema com uma colaboração mútua.

Tudo isso fica mais fácil e gratificante quando você se conscientiza de que não está falando com uma pessoa física, mas com um espírito que ali está à sua frente animando um corpo humano e passando por aqui em busca de aperfeiçoamento. A consciência dessa situação muito contribui para avançar no processo de nossa espiritualização.

Também é aconselhável explicar-lhe a importância de praticar a disciplina proposta pelo Racionalismo Cristão e a limpeza psíquica.

Estamos conversados?