Corpo fluídico evolui?

Questões discutidas pelos moderadores do Fórum de estudos e debates da filosofia espiritualista racionalista cristã (GrupoRC)

A resposta é não. O corpo fluídico não evolui. Ele é constituído de matéria, e matéria não evolui, apenas é transformada pela ação da Força.

Nessas breves considerações, vamos apoiar-nos no que ensina o Racionalismo Cristão, ver o que podemos inferir dos ensinamentos e o que podemos obter com base na intuição e na razão. Veremos que algumas comparações com o corpo físico podem nos ajudar em nossos esforços para entender o corpo fluídico e suas propriedades.

A filosofia racionalista cristã nos diz que o corpo fluídico é material, feito de matéria fluídica originária do campo de estágio a que pertence o espírito associado a esse corpo. Essa matéria não tem a mesma estrutura da matéria da Terra, que é utilizada para compor o corpo físico de que se utiliza o espírito para se expressar na forma humana.

Em cada campo de estágio ou plano espiritual a matéria fluídica é menos densa que nos campos espiritualmente abaixo dele. À medida que o espírito evolui, ele vai ascendendo a campos superiores de espiritualidade onde a matéria fluídica é mais diáfana, mais transparente. Portanto, seu corpo fluídico vai tornando-se cada vez menos denso. Podemos chamar esse processo de “evolução”? Em outras palavras, podemos dizer que o corpo fluídico evolui porque vai constituindo-se de matéria cada vez menos densa?

Continuemos.

Durante os ciclos de existências físicas do espírito, seu corpo físico também é transformado pela ação da Força (espírito). A matéria que o compõe é continuamente substituída por outra. Células morrem e outras tomam o seu lugar. O corpo humano estaria evoluindo? Ou simplesmente sendo transformado? Para poder responder, precisamos entender o que significam evoluir e transformar.

Evolução implica enriquecimento de atributos. Espíritos com menos atributos desenvolvidos são menos evoluídos do que aqueles com mais atributos desenvolvidos. E quais são os atributos da matéria? Apenas um, que é a inércia. Isto significa que a matéria, por si mesma, não pode mover-se, não pode transformar-se, nada pode fazer. Para que haja movimento, transformação e outros efeitos, é necessária a ação de forças. Estas, sim, ricas de atributos intrínsecos. Matéria não pode conquistar atributos. Pode, sim, existir com maior ou menor densidade. Considere este exemplo no plano físico, a água. Ela pode existir com densidades diferentes. Sob certas condições uma quantidade de água pode transformar-se em gelo, ou evaporar. Quando isso acontece, ela passou por uma transformação. Mas no estado sólido (gelo) ou gasoso (vapor) temos sempre intrinsecamente água, nem mais nem menos evoluída. De modo similar, a matéria fluídica menos densa de campos superiores não é mais evoluída do que aquela dos campos mais inferiores de espiritualidade.

Matéria não evolui. Portanto, por ser material, o corpo fluídico também não evolui, mas a matéria que o compõe pode ser substituída por outra, como de fato o é à medida que o espírito evolui para classes mais elevadas. Então podemos perguntar: como o corpo fluídico de um espírito é substituído por outro à medida que ele, o espírito, evolui? Certamente não será bruscamente, de supetão, pois a natureza não dá saltos.

O corpo humano do adulto não é o mesmo da criança. A matéria que o compõe não é mais a mesma que compunha o corpo da criança. Toda ela foi substituída, paulatina e continuamente. O corpo da criança não foi, de repente, descartado e substituído por um corpo de adulto. Da mesma forma, a matéria que compõe o corpo fluídico de um espírito, que se expressa na forma humana ou não, vai sendo substituída pouco a pouco por outra menos densa, à medida que o espírito evolui.  Nessa renovação, as impressões gravadas na matéria do corpo fluídico vão sendo transferidas para a nova matéria. Processo semelhante ocorre com as mudanças no corpo físico. Durante a substituição das células mortas por outras, formando um novo corpo, as informações ‘gravadas’ no corpo físico, como lesões permanentes, sinais de nascença e outras, continuam no novo corpo.

Como toda matéria, o corpo fluídico é plasmável (modelável). Isto significa que pode assumir a forma que lhe impõe a ação de uma força. Portanto, o corpo fluídico não tem, necessariamente, a forma do corpo humano. O corpo fluídico de um espírito do Astral Superior, por ação deste, é modelado em belas formas estruturais bem delineadas e ricas em nuances de cores, intensidade e brilho. O corpo fluídico de um espírito do astral inferior tem, em geral, a forma de uma bola escura. Um espírito pode dar ao seu corpo fluídico (pois é uma força) a forma que sua vontade e imaginação determinarem. Os espíritos do astral inferior geralmente imprimem (engendram) ao seu corpo fluídico formas horrendas para assustar médiuns videntes ou outras formas para iludi-los, enganá-los e avassalá-los.