Correspondente Assis comemora 48 anos de funcionamento

Sob a presidência de Nemecio Peres, diretor da Filial Sorocaba (SP), o Correspondente Assis do Racionalismo Cristão comemorou, com reunião cívico-espiritualista,  seu 48º aniversário. A comemoração teve também duas palestras apresentadas por Nelson Ferreira da Costa Filho, presidente da Filial de Marília, sobre Equilíbrio, e por Nemecio Peres, sobre Prosperidade.

Nemecio Peres destacou em discurso que a Casa brevemente se tornará uma Filial, porque vem estruturando-se, sendo construída e fortalecida com a união das pessoas, “e é isso que faz de fato com que uma casa racionalista cristã possa cumprir o seu papel de esclarecer e fortalecer as pessoas e a sociedade  que vivem em torno dela. 

Esses militantes e colaboradores que estão aqui há anos e há décadas, persistindo, veem seus esforços serem concretizados e vistos pela sociedade e pela comunidade racionalista cristã”.

Disse, ainda: ”Quantos seres tentaram modificar a humanidade e foram crucificados, queimados vivos, aprisionados, porque é difícil levar a luz à escuridão, mas o Racionalismo Cristão é um ambiente seguro para que se faça o bem, para que essa luz seja forte o suficiente para romper as trevas onde quer que estejam. Esse ambiente seguro nos dá a oportunidade de fazermos o bem a nós mesmos e à humanidade.

A presidente do Correspondente aniversariante, Maria Cristina Dias, agradeceu a Nemecio Peres, que atendeu prontamente o convite para presidir a reunião, e aos presidentes de casas racionalistas cristãs presentes, militantes e amigos do RC.

O nosso trabalho hoje é muito fácil, porque pegamos tudo pronto. Com certeza na fundação foi muito mais difícil, reunir companheiros, estabelecer uma filosofia espiritualista nova em uma cidade pequena, conservadora, de muita religiosidade.

Temos que trabalhar por essa Filosofia. Vamos dedicar-nos mais, a vida é muito curta, muito rápida, cheia de ilusões, e o ser humano se perde nessas ilusões, nos problemas materiais, nas fraquezas, nos erros e defeitos.

Não podemos perder tempo lá fora. Temos a nossa vida material, mas vamos dedicar-nos também à nossa vida espiritual. Estamos numa fase muito importante da filosofia espiritualista  em Assis, estamos construindo uma nova sede, terminamos a primeira fase da construção, com a ajuda de companheiros aqui presentes e com a ajuda de alguns que aqui não estão hoje, e agora  estamos na segunda fase de construção, vamos encerrá-la e inaugurar a nova sede. 

Não poderíamos deixar de dizer que há muito tempo, antes mesmo de iniciarmos a construção, começamos a receber ajuda do presidente da Casa de Quintana (SP), na época Davi Vieira, e até hoje a atual presidente, Sra. Maria do Carmo, continua ajudando-nos, e também o apoio grandioso de Nemecio Peres, dos companheiros de Sorocaba, Casa-Chefe e muitas outras Casas, porque sem esse apoio não seria possível a realização deste sonho.

Então, vamos honrar o fundador desta casa, Altino de Souza Cardoso, Luiz de Mattos, Antonio Cottas, e todos os outros espíritos que batalharam, que se esforçaram. O sr. Altino deixou este grande rastro luminoso que é esta Casa, e nós estamos aqui construindo esta sede, elevando esta Casa a Filial, num futuro próximo, estamos honrando este espírito. Então, vamos em frente. Discursaram também Nelson Ferreira da Costa, Amado Martins, diretor do Correspondente Assis; e Sra. Maldir, militante da filial Dracena.

Estiveram presentes à reunião reunião companheiros das filiais Quintana, Marília, José Bonifácio, Tupã, Dracena, Lins, todas em São Paulo, e amigos de Apucarana e  Assis.