Cremar ou sepultar é questão de livre-arbítrio

Meu pai, que segue essa Filosofia, está em estado crítico em hospital, vítima de covid e outras doenças associadas. No estado dele é muito difícil se recuperar. Minha mãe faleceu recentemente, também em decorrência da Covid e outras complicações, e a pedido dela lhe queimamos o corpo. Meu pai, porém, nunca comentou sobre sepultamento ou cremação, e estamos em dúvida se no Racionalismo Cristão existe alguma orientação sobre sepultamento ou cremação. Ou mesmo se é proibido cremar. Deixo claro que não fazemos essa pergunta a ele pois está entubado e inconsciente. Caso meu pai venha a óbito, nós, os filhos, gostaríamos de cremá-lo para que as cinzas dos dois juntos sejam despejadas, em momento oportuno, desde que não haja impedimentos dentro da Filosofia que meu pai seguia.

Resposta: Prezado, em respeito ao livre-arbítrio de cada um, o Racionalismo Cristão não determina aquilo que as pessoas devam ou não fazer; apenas ensina que o corpo físico é o veículo pelo qual o espírito processa a sua evolução neste planeta, que é uma escola de aperfeiçoamento psíquico; e que, após o desligamento de sua matéria que antes organizava, esta volta a se decompor em elementos químicos pertencentes ao próprio planeta.

Após esse desligamento deve o espírito, juntamente com seu corpo fluídico elevar-se imediatamente ao seu mundo de estágio; isso, se não estiver preso a interesses terrenos, ou se se deixar envolver por sentimentos de parentes inconformados com o acontecimento. Esses parentes assim procedem por não entenderem que esses espíritos cumpriram sua etapa evolutiva e precisam preparar-se para uma nova existência em um mundo-escola.

Conscientes desse dever, muitas pessoas que adquirem esses conhecimentos optam pela cremação, para evitar que parentes visitem cemitérios para cultuar matéria em decomposição, expondo-se aos muitos perigos dessa visita.

Por isso, o Racionalismo Cristão, além de recomendar que dos espíritos que já deixaram seus corpos físicos lembremos somente os momentos de alegria, incentiva a prática da limpeza psíquica, metodologia que proporciona ao espírito retornar ao seu mundo de estágio, e aos familiares adquirirem fortalecimento espiritual para transformar a sua dor em conformação, por ter adquirido a convicção de que seu ente querido só perdeu o corpo físico que muito o ajudou em sua trajetória evolutiva; e que, embora com sofrimentos naturais da Terra, atingiu seu objetivo evolutivo.

Esses ensinamentos são divulgados no livro Racionalismo Cristão. 45ª edição, que pode ser adquirido pelo site www.livrariarc.net.