Sucesso na internet

Um grupo de jovens amigos reunidos num jatinho particular rumo a Fernando de Noronha, todos devidamente testados, quer compartilhar para o mundo, via redes sociais, essa felicidade. Quem melhor para isso do que Keila Mellman? Keila é a personagem maravilhosamente criada pela atriz Ilana Kaplan, gaúcha radicada em São Paulo que domina a arte do humor. De gestos minuciosamente pensados, como ajeitar nervosamente a franja, Keila é decoradora de lives e dá uma ajuda sobre etiqueta no mundo virtual. Isso mesmo. Hilário. Já viram? E o que é mais legal nisso é que a atriz viralizou e está ajudando a espalhar o criativo bordão:

“Tu quer postar? Tu posta. É de bom-tom? ‘Nawn’! Não é de bom-tom.”

Em uma entrevista ao jornal O Globo, a atriz explicou que, ao observar o Instagram, ficava pensando na situação grave que vivemos com a pandemia, que acentuou barbaramente as desigualdades sociais. “Uma personalidade postando foto de ‘pé na areia’ pode ser muito agressivo para alguém que não tem o que comer”, comentou na ocasião. E isso é sério e serve para gente, pobres mortais, sabermos até que ponto essa vida instagramável conversa com a realidade e com a necessidade que temos de, no mínimo, ter noção das coisas. É uma boa reflexão para todos e aqui, especialmente, para os mais jovens, que gostam de se jogar, como se diz.

É daí que vem a pergunta escrachada, com forte acento regional (Tu quer postar?), para em seguida vir o veredito: não é de bom-tom.

Essa pergunta serve ainda para ajudar a gente a decidir sobre todas as coisas da vida. Antes de dar o passo definitivo, a gente pode se perguntar se aquilo vai ser mesmo uma coisa boa e trazer frutos. Se não vai implicar na vida dos outros, se não vai magoar alguém… Se os pontos negativos forem maiores, melhor deixar quieto. Essa reflexão será útil para tudo. Os vídeos superengraçados de Ilana, ou melhor, de Keila Mellman, podem ser vistos no Instagram (@ilana.kaplan) e no canal da atriz no YouTube.

E aí… para você, o que é de bom-tom no mundo de hoje?