O verdadeiro líder é o que sabe formar líderes

Admirável ou admirativo é algo concreto ou abstrato que envolve, exprime e causa admiração, torna-se digno de ser admirado. A admiração é a ação ou efeito de se admirar com consideração, respeito, honestidade, estima, afeição e simpatia. Quando se trata de pessoas, admiração é o ato de se admirar suas virtudes, que são disposições firmes e constantes, as quais, por esforço do raciocínio e da vontade, se inclinam para a prática do bem. A habilidade de relacionamento interpessoal e a capacidade de formar novos líderes, como virtudes, ganham destaque nesse artigo.

Admiração é algo que se conquista com esforço e determinação próprios e não se adquire pura e simplesmente. A liderança tem como raízes sólidas o respeito e a admiração que são fundamentais para conquistá-la e legitimá-la. Alguém se torna um legitimo líder pela admiração e o respeito espontâneos que despertam nos outros e não pela hierarquia, imposição e o autoritarismo que exercem sobre eles. Entre o verdadeiro líder e seus liderados existe sempre admiração e respeito recíproco.

O autoritarismo divide forças, segrega, causa dissensões entre as pessoas enquanto a admiração une forças, aproxima as pessoas e fortalece cada vez mais a coesão entre elas. A admiração gera  empatia entre as partes envolvidas na relação, um clima de otimismo e um magnetismo promissor de boas vibrações capaz de neutralizar toda e qualquer vibração de natureza negativa, proporcionando uma ambiência favorável a um saudável relacionamento interpessoal que tem no respeito a sua base fundamental.

As pessoas autoritárias não respeitam os outros e são egocêntricas, intolerantes, vaidosas, inseguras e impacientes. Ponderando sobre a paciência, compreendemos ser esta o atributo que quanto mais aprimorado e melhor aplicado fortalece e desenvolve os demais atributos. Por isto, a paciência é de fundamental importância no relacionamento interpessoal e na liderança. Para se aprimorar e ser um bom finalizador em tudo que se vai empreender, realizar, é necessário exercitar a paciência. Num ambiente onde impera o autoritarismo as pessoas ficam alijadas, ou seja, ignoradas, deixadas de lado pura e simplesmente. Os autoritários cerceiam o livre-arbítrio das pessoas com quem convivem, subjugam-nas, tirando-lhes sua liberdade de expressão e embotando sua capacidade de concepção, portanto, de inovação. Sob a determinação autoritária as pessoas realizam sob pressão, obrigadas e se sentindo tolhidas enquanto numa relação em que impera o respeito e a admiração elas realizam de forma livre, espontânea, colaborativa, prazerosa e criativa se sentindo úteis, participativas e valorizadas.

A admiração gera uma atmosfera promissora carregada de otimismo e incentivo à liberdade de expressão, criatividade e inovação propiciando uma sinergia que mantém a chama para uma duradoura, consistente e saudável convivência social, seja no relacionamento entre os cônjuges, pais e filhos, irmãos, amigos, profissional, escolar e em qualquer outra forma de relacionamento social.

Tornar-se e manter-se admirado é preciso com desprendimento, esforço e determinação conquistar cada vez mais maturidade espiritual e aperfeiçoamento moral e intelectual, e isto significa evoluir, e evolução é poder gerador e transformador. Poder de transformar a nós mesmos num primeiro momento para num segundo momento, de forma natural e espontânea, demonstrar virtudes e atitudes inovadoras através de contínuo aprimoramento e renovação de valores despertando para si a espontânea admiração dos outros. Os admiradores gostam de ver em seus admirados assim como os liderados gostam de ver em seus líderes o exemplo de como se relacionar socialmente e se conduzir na vida. Por isto, os admirados e os líderes devem aprender a respeitar seus admiradores e liderados e se fazer respeitar para quando precisarem exercer a reconhecida autoridade, que o momento impuser, não ficarem perplexos e frustrados por não obterem êxito. Como liderar e ser admirado, se não é dado o exemplo. O liderado tem convicção de que seu líder resolverá da melhor maneira possível as questões e os problemas e dará as respostas e soluções precisas quando o momento exigir.

O verdadeiro líder é honesto, justo, busca a verdade e jamais quer seguidores e fanáticos e, sim, quer do seu lado convictos. Ele não quer apenas gerenciamento e controle eficazes, seu foco é ensinar e motivar pessoas a aplicar princípios e práticas de boa convivência social, para obterem êxito e alcançarem uma vida produtiva e de qualidade e, também, garimpar líderes em potencial, desenvolver e formar novos líderes. Ele não impõe sua liderança aos outros, nem tira a autonomia ou livre-arbítrio de ninguém. Ele motiva e inspira seus liderados através da demonstração de exemplos e da admiração espontânea a ele reconhecida, depositada, e não pela coerção. Ele está sempre se desenvolvendo e quer que as pessoas ao seu redor também cresçam e se desenvolvam.

O líder é portador de atributos e faculdades especiais, adquiridos por esforço e mérito próprios, como a capacidade de chegar a um consenso, de resolver problemas, analisar e fazer julgamentos justos, imparciais e precisos. Possui habilidade de motivar pessoas, conhecimento específico e generalizado, experiência acumulada pelo estudo e trabalho bem sucedidos. Capacidade de usar conceitos, dados, informações de diversos campos do conhecimento de forma interdisciplinar, integrada, para a busca de soluções. Enxerga oportunidades antes de baterem em sua porta. Possui atitude entusiasta, construtiva e otimista, está sempre disposto a assumir maiores responsabilidades e não as teme. Tem respeito, sensibilidade e consideração com os outros, é digno de crédito e confiança, e sabe delegar responsabilidades aos seus liderados.

Acrescentem-se às características do líder possuir habilidade com relações humanas, capacidade de conquistar novos amigos, manter amizades e influenciar positivamente pessoas. Os verdadeiros líderes são extremamente persistentes, têm confiança e convicção absolutas em si mesmos, são honestos e carregam o peso da responsabilidade pelos resultados, conhecem e comunicam abertamente seus valores com as pessoas com que lidam, criando uma atmosfera de certeza e confiança. O líder está sempre lidando com o público e é sabedor que estará sujeito, diuturnamente, a críticas bem fundamentadas, motivadoras e construtivas e, também, ser alvo de críticas pejorativas, injustas, destrutivas, mas nunca se deixa abater. Tem a lucidez que elogios é preferível não os ter e merecê-los do que os ter e não os merecer.

Podemos citar outras características fundamentais do líder que moldam, modelam seu perfil como o impulso e a inclinação sempre na busca contínua de melhorar e a inquietude permanente de aprender para poder transferir às pessoas, espontaneamente, seus conhecimentos. Eles estão sempre se desenvolvendo e querem que as pessoas ao seu redor sempre se desenvolvam também. Demonstram empatia com seus liderados sem que a liderança se torne mero poder. Sabem ouvir sem condescender. São tolerantes, pacientes, honestos e genuínos em seu desejo de entender os pensamentos e sentimentos das pessoas que lideram. São íntegros e sua integridade é o núcleo da sua força de influência positiva. Vivem e demonstram intensamente os valores que eles divulgam, isto é o que lhes dá credibilidade e permite que seus liderados confiem neles. Lidera pelo exemplo, abre oportunidades e deixa claro que confia na capacidade do outro de se desenvolver. O verdadeiro líder busca continuamente melhorar a si próprio, todos e tudo ao seu redor.

Concluindo, não somos aleijados morais e espirituais! Por isso, não devemos ser omissos, negligentes, e muito menos subservientes a pessoas, instituições e ideologias de qualquer natureza e nem temer, idolatrar ou cultuar quem quer que seja – espíritos no plano físico e espíritos no plano astral. Para chegar a ser um verdadeiro líder é preciso saber libertar-se das amarras internas e externas que prendem, embotam, limitam, subjugam, impedindo a pessoa de se desenvolver, de ser admirada, de se tornar líder. Temos que admirar, respeitar, reconhecer e tomar como exemplo as realizações positivas de um líder de fato. Admiração e respeito são fatores de sucesso na liderança, para conquistá-los devemos nos educar a, continuamente, surpreender os nossos admiradores demonstrando a estes, sempre, virtudes renovadas. Este é o combustível que mantem o líder e o faz ser tão admirado.