Cumpra a disciplina do RC e garanta seu equilíbrio psíquico

Vivo na Irlanda e não tenho uma casa racionalista cristã próxima de mim. Gostaria de receber suas orientações para conseguir lidar com a mediunidade, que está a desequilibrar profundamente minha vida profissional e pessoal.

Resposta: Prezada, alcançamos nosso equilíbrio psíquico por meio da disciplina rigorosa que nos devemos impor, e, quanto maior a sensibilidade mediúnica, mais apurada deve ser essa disciplina.

A disciplina proposta pelo Racionalismo Cristão não se reduz apenas à limpeza psíquica no lar. Na verdade, é um conjunto de ações no dia a dia que visa a fortalecer o espírito, para que ele se esclareça, lute contra suas imperfeições e vença todos os seus desafios.

Além da prática diária da limpeza psíquica no lar, nos horários disciplinares, é recomendável a leitura atenta das obras editadas por esta filosofia espiritualista, com a devida reflexão sobre a leitura realizada, principalmente o livro chamado Racionalismo Cristão, do qual destacamos os capítulos 4 (Espírito); 5 (Pensamento); e 10 (Mediunidade e médiuns – Fenômenos físicos e psíquicos), inclusos em sua 45ª edição.

Aconselhamos também a leitura atenta do livro A vida fora da matéria, atualmente na 24ª edição, com texto e ilustrações que mostram e explicam a assistência do Astral Superior nas casas racionalistas cristãs; a ligação dos seres humanos às Forças Superiores e aos espíritos do astral inferior; o campo áurico; os males decorrentes das fraquezas e dos vícios; e os fenômenos conhecidos como visões e fatos sobrenaturais.

Sua postura diária deve ser de coragem, determinação e confiança em dias cada vez melhores. Ao primeiro sinal de maus pensamentos, afaste-os com firmeza, na certeza da sua força espiritual. Lembre-se sempre dos conselhos inseridos nas obras racionalistas cristãs e não hesite em colocá-los em prática no momento oportuno.

E se o desânimo bater à sua porta, recorra à excelente orientação de Luiz de Mattos, inserida na obra Prática do Racionalismo Cristão, 13ª edição, página 34, cujo início aqui reproduzimos para sua reflexão:

“Quando sentirem o ânimo fraquejar, quando perceberem que a vontade se abate e o desânimo tenta envolvê-los, elevem o pensamento, desprendam-se de tudo que possa perturbá-los e procurem, dentro de si mesmos, a serenidade, a paz e a conformação de que carecem, para enfrentar e suportar as vicissitudes da vida.”