O homem e Deus

É objetivo do homem conhecer Deus pelo seu entendimento. O princípio fundamental está no conhecimento do homem. Afirma-se, com muita razão, que o ser humano é a imagem e semelhança de Deus. Sabemos também que Deus é infinito, é onipresente, é Força e Matéria. Em si. Como somos sua imagem e semelhança, semelhante ao Infinito, somente o infinito. Semelhante ao eterno, somente o eterno. Somos, portanto, infinitos e eternos. Somos um composto de Força e Matéria, como tudo que existe no Universo.

Cristo afirmou que estava em Deus e que Deus estava nele, mas que Deus era maior do que Ele. É o mesmo que uma gota d’água dizer ao copo que ela está no copo e que o copo está também nela, mas que ele, copo, é maior do que ela, porque ele contém muitas gotas d’água. Estamos, pois, em Deus e Deus em nós, mas ele é maior do que nós, porque é a essência de tudo que tem vida dentro do Universo.

Partindo cada um de seu próprio conhecimento, pondo-se em prática o raciocínio, vai-se aos poucos conhecendo Deus, porque a nossa partícula de Luz, o Espírito, torna-se mais lúcida, mais cintilante e o ser humano realmente invencível na luta pela vida, porque seu caminho deixa de ser tortuoso. É quando pensar é atrair. Se o pensamento é bem dirigido, a atração é salutar; se o pensamento é mal dirigido, a atração é doentia e o ser humano atrai ou repele a Força na exata medida de seu merecimento.

E o maior que se pode obter na Terra é o conhecimento da Verdade, porque o ser humano rapidamente se aproxima de seu Criador e aprende a dar mais valor aos seus pensamentos, porque é no pensamento que está o segredo do bem ou do mal. Pensar é construir dias melhores ou piores.

Somente assim, com o conhecimento ao alcance de cada um, haverá paz em toda a Terra, e os homens estarão realmente lado a lado, no caminho do progresso integral: físico, moral e intelectual.

Publicado em 19 de junho de 1985