Deixe a raiva secar

Deixe a raiva secar
Existe uma parábola muito interessante sobre a raiva: “uma menina quebra o brinquedo de outra; a que teve o brinquedo quebrado fala para a mãe que vai à casa da primeira tirar satisfações; a mãe então diz a sua filha que, assim como no dia em que ela sujou seu vestido de lama e quis limpar imediatamente e foi preciso esperar a lama secar porque ficaria mais fácil de remover a sujeira, era preciso, quando ocorrem desentendimentos, deixar a raiva secar. Logo após esse conselho, a amiga bateu em sua porta com um brinquedo novo igual e se desculpou. Assim, não houve briga e, acabado o mal entendido, foram as duas brincar alegremente.”
Na vida existem inúmeras situações assim. Desentendimentos entre amigos, familiares e colegas de trabalho são muito comuns, e a maioria dessas situações evolui negativamente porque o primeiro impulso é a discussão acalorada e, claro, cada um senhor da sua razão. Acontece que toda história tem três lados, a versão de um, a versão do outro e a verdade. Desta forma, para um desentendimento virar uma situação irreparável, é muito mais fácil do que cada um analisar o caso e tentar evitar o conflito ou, se não houver saída, ao menos que haja o respeito. Para isso é preciso esperar a ação do tempo.
Inteligência emocional é um conceito relacionado com a chamada “inteligência social”, presente na psicologia e criado pelo psicólogo Daniel Goleman. Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade. Esta é a grande lição que a filosofia do Racionalismo Cristão ensina todos os dias em suas Casas, que é preciso autoanálise diária das atitudes e das palavras, que é necessário controlar os impulsos, que ao se envolver em uma discussão se abrem as portas para a interferência de espíritos quedados na atmosfera da Terra e que tudo fazem para causar distúrbios.
Aproveitamento. Se os seres humanos soubessem desta realidade, quanto não se evitaria em separações conjugais, brigas familiares, rompimento de sociedades, perda de empregos, porque no auge do atrito aparecem as ofensas, a palavra alta e dura que fere e deixa uma marca, daí a necessidade do afastamento e de se esperar passar um tempo. Desta forma, com o espírito desarmado, as razões aparecem de forma mais clara, e o respeito pelo ponto de vista alheio aflora.
Um dos legados que meu pai deixou na vida foi o gosto pelo esporte, especialmente o tênis. Jogo desde os dez anos de idade, acompanho vários campeonatos pela TV, e é interessante como este esporte, assim como outros, precisa do autocontrole acima de tudo. No US Open deste ano ocorreu um jogo em que o tenista estava perdendo de 2 sets a zero de uma partida melhor de 5, estava doente, abatido e tudo levava a crer que abandonaria o jogo; mas a torcida e a experiência superior em relação a do seu oponente fez com que virasse a partida em momentos cruciais e assim a definiu a seu favor, somente usando o autocontrole e se aproveitando da irritação do outro jogador, que teve mais de três oportunidades de terminar o jogo, mas não conseguiu controlar-se mentalmente, deixou-se irritar pela torcida e pelos próprios erros.
A vida é um eterno jogo. Quantas vezes não se está próximo a uma vitória e algo acontece para destruir o objetivo, aí vem o péssimo hábito de culpar terceiros pelo infortúnio. Há pessoas que passam a vida apontando um culpado para o seu fracasso. Se ao invés dessa atitude negativa reagissem  de modo positivo, com bom humor, e olhassem para dentro de si mesmas para encontrar o real responsável, muita coisa poderia ser diferente na vida de cada um. Portanto, fica aqui um conselho dessa querida doutrina do Racionalismo Cristão: aprenda a se controlar, evite discutir, aprenda a aceitar o que não pode ser mudado e torne-se capaz de mudar o próprio viver olhando para a frente, porque o futuro pode ser mudado pelas ações do presente, mas o passado passou, e nada pode ser mudado, olhar para ele com mágoas ou ressentimentos só faz a vida andar para trás, já diz um adágio popular: quem vive no passado não alcança o futuro.
Assim, aprenda a deixar a raiva secar e cultive relacionamentos sadios e uma vida equilibrada e feliz!
Heloisa Ferreira da Costa
Militante da Filial Marília (SP)