Atividades da Filial São Paulo

Além do evento  mensal  dos  Grupos  de  Estudo,  seguindo  os  textos  básicos  enviados pela Casa-Chefe, e do Bazar da Nena,  com grande sucesso em maio,  a Filial São Paulo do Racionalismo Cristão, localizada junto à estação do Metrô de Santana, teve neste ano o 2º Encontro de Jovens, realizado a 23 de julho, um domingo, logo após a reunião pública desse dia da semana, que se incorporou às atividades regulares a partir de fevereiro, sempre às dez horas da manhã.

O tema principal foi a preocupação básica com  a  escolha  da  profissão,  de como o jovem deve encarar a integração ao mundo do trabalho,  e a tendência atual do empreendedorismo, de ele criar um espaço próprio no mercado.  Para isso,  às 11 horas da manhã de domingo, o companheiro da Diretoria da Filial Wilson Carnevalli Filho comandou a apresentação de três convidados, com o apoio do presidente em exercício, Fernando Ferreira da Costa, num diálogo vibrante com as moças e moços presentes, recebendo mensagens em vídeo, de Portugal e de Fernandópolis, e com intervalos musicais a cargo do colaborador da Filial Edson Victorelli e Mateus Victorelli; este se encarregou também da parte técnica de som e imagem.

No auditório instalado no mezanino,  Carlos Alberto Zorzetti, ligado ao segmento automotivo, 40 anos de trajetória corporativa, com elevada formação na área empresarial; Carlos Diamantino, 39 anos de carreira em empresas, na área comercial e de publicidade, treinamento em desenvolvimento profissional; e João do Monte Gomes Duarte, de São Vicente, Cabo Verde, doutor em Ciências da Computação e da Informação, atualmente na Universidade de Campinas, fizeram palestras e responderam perguntas sobre os principais questionamentos e angústias dos iniciantes da fase adulta sobre as profissões, ocupações remuneradas e/ou lucrativas, com vistas à inserção social dentro de valores éticos e legais. Tudo com encerramento brilhante, a cargo do presidente internacional, Gilberto Silva, trazendo a perspectiva da Doutrina a respeito do assunto.

Em agosto, o presidente da casa racionalista cristã do bairro  do  Ipiranga, na Capital, Rubens Vasconcelos De Donno, que é músico profissional (toca contrabaixo na Orquestra Jazz Sinfônica),   começou   a   ministrar   aulas  de   violão   destinadas  aos  participantes  e assistentes,  em nossa Filial,  em Santana,  todos os domingos,  logo após a reunião pública. De forma gratuita, com paciência e atenção, ensina desde   iniciação musical para aproximadamente 20 pessoas de todas as idades.

Aniversário. Em setembro, houve a comemoração do aniversário de fundação da Filial São Paulo por Antônio de Ornelas Flôr, ocorrida há 82 anos, a 9 de setembro de 1935. A reunião cívico-espiritualista comemorativa foi na sexta-feira, 15, e no sábado, 16, a partir das 9h30min., sob o tema Saúde Integral, discorreram: a nutricionista Dra. Daniela Pini, o Dr. Fernando Barbosa, geriatra e gerontólogo, e o Sr. Ubirajara T. Tederiche, sobre Medicina Oriental e Artes Marciais orientais. Surpreendentemente, concordaram, sem nada haverem deliberado, que, para as pessoas desfrutarem de vida saudável, com equilíbrio e bem-estar, devem ter alimentação balanceada, boa atividade física, atitude mental positiva, podendo atingir grande e proveitosa longevidade.

Concluiu nosso presidente, lembrando os princípios do antigo romano Cícero: ponderação, moderação, valor e justiça. E também citando o capítulo de nosso livro essencial: Síntese dos Princípios Racionalistas Cristãos, que apresenta normas ideais de conduta para o ser humano levar vida de alto nível de qualidade e de realização mais plena, no sentido principal da evolução espiritual.

Colaboração de Roberto Faria de Oliveira.