Desperte para a espiritualidade

A história do Racionalismo Cristão vem sendo escrita no plano físico com muita determinação, destacando-se nessa luta a participação de espíritos valorosos, entre eles o de Luiz de Mattos, um de seus fundadores, que se dedicou ao estudo aprofundado das ciências humanas, sociais e da natureza, sobretudo das ciências médicas, e da literatura em geral, especialmente dos filósofos da Antiguidade até os contemporâneos. Assistido por Forças Superiores em campo astral, codificou uma filosofia de vida que esclarece e espiritualiza os seres humanos mediante normas de conduta fáceis de serem adotadas no cotidiano e um método disciplinar próprio, que fortalece os espíritos em evolução na Terra, que o grande mestre humanista qualificou como planeta-escola.

Mediante seu expressivo ideal e elevado grau de espiritualidade, Luiz de Mattos transmitiu ensinamentos valiosos para os seres humanos, auxiliando-os a caminhar de forma simples pela estrada evolutiva neste mundo de escolaridade. Ao explanar princípios espiritualistas objetivos e adequados aos níveis culturais existentes na face da Terra, deixou bem clara a relevância das leis evolutivas no processo de crescimento espiritual a que todos se obrigam no planeta, contrapondo-se aos cultos adorativos sempre existentes e às ideias místicas e aos dogmas enraizados nas mentes humanas há milênios.

A Terra tem atmosfera fluídica bem densa, em razão da materialidade que ainda domina muitos povos. O materialismo obsedante só oferece caminhos tortuosos. Eles são aparentemente atrativos, mas, na verdade, são atalhos ilusórios. A materialidade entorpece o indivíduo, turva o raciocínio, enfraquece a vontade, diminui a capacidade de percepção, afastando-o da estrada evolutiva. Perdido em si mesmo, vai aos poucos distanciando-se do crescimento espiritual planejado em campo astral. É dessa forma que se produzem as grandes mazelas observadas no plano físico, como guerras fratricidas, disputas acaloradas, buscas desenfreadas por bens materiais. Mas, tudo fica neste mundo tão convulsionado, nada de valor espiritual é agregado ao cabedal evolutivo humano. As desigualdades sociais resultam dessa falta de consciência, dessa insensibilidade espiritual.

Despertem para a espiritualidade desde já! As leis evolutivas já são bem conhecidas por todos que estudam a espiritualidade que o Racionalismo Cristão defende e pratica diariamente em suas Casas, também divulgada nos livros publicados por sua Casa-Chefe. São esclarecedoras obras literárias, acessíveis a todos os níveis socioeconômicos e culturais existentes, relembramos, como igualmente relembramos que a vida tem seu lado de progresso material, mas a ser apenas utilizado como meio de crescimento espiritual, uma verdade que jamais deverá ser negligenciada ou mesmo esquecida, sem que haja grande prejuízo evolutivo para o indivíduo e a coletividade.

Sendo assim, não se esqueçam das pequenas coisas, como um sorriso cordial, o desejo de um bom-dia, o de estender a mão amiga aos necessitados de ajuda, o de levar a palavra orientadora a quem está ao redor. Saibam que todos os seres humanos têm a mesma origem, todos são iguais, diferenciando-se, apenas, quanto ao nível de evolução espiritual. Se estão ligados entre si enquanto evoluem em conjunto neste planeta-escola, ao dominarem pensamentos, sentimentos e emoções poderão raciocinar com clareza, e bem aproveitar a existência, contribuindo para um mundo melhor.