Desumanizar Deus

Em busca de respostas para entender o que significa a palavra deus para a maioria da humanidade, pode-se buscar no dicionário ou no Google, onde se encontram as seguintes definições: “ente infinito, eterno, sobrenatural e existente por si só; causa necessária e fim último de tudo que existe”. Ainda, “nas religiões primitivas, designação às forças ocultas, aos espíritos mais ou menos personalizados”, “imaginar um ser humano perfeito”. Confesso que essas definições confundiram ainda mais quem está em busca da realidade.

Antes de tudo preciso explicar o porquê da pesquisa. O termo deus é utilizado nos diálogos do dia a dia: graças a deus, vá com deus, se deus quiser e assim por diante. Na filosofia racionalista cristã utiliza-se falar em Grande Foco, Inteligência Universal, da qual cada espírito é uma parcela e o objetivo da encarnação é para que as partículas possam evoluir lapidando todas as suas mazelas para que, finalmente, chegue o dia em que esse espírito não mais precisará de seu corpo físico e continuará sua evolução em campo espiritual ajudando na harmonia do planeta.

Infelizmente, o que se percebe é que deus se tornou uma entidade, e ao longo da história quase todas as culturas enxergaram o divino como reflexo de si mesmos. É ensinado nas religiões que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, e é exatamente o contrário: foi o homem que o criou a sua imagem. Pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que cada raça define deus conforme a sua própria constituição física.

O homem criou um ser perfeito, mas ao mesmo tempo autocrático e capaz de controlar tudo e todos, deu a ele atributos humanos, como a misericórdia, compaixão e amor. Se algo de bom acontece, foi por ordem divina; se alguém morre antes do tempo normal de uma vida física, é porque foi chamado para estar ao seu lado, como se esse ser realmente fosse humano. Então, é necessário fazer um esforço consciente para despojar deus desses atributos e condições humanas.

O ser humano é fruto das consequências das suas vivências.  Assim, agir corretamente porque se espera recompensa ou punição divina é agir como uma criança que se comporta bem para ganhar um brinquedo. É necessário que as pessoas deixem de ser crianças espirituais. Devemos agir corretamente para refletir a Inteligência Universal, da qual somos uma parcela.

Os grandes filósofos e cientistas definem deus das mais diversas formas, Einstein, por exemplo, disse: “a palavra de deus é para mim nada mais do que a expressão e o produto das fraquezas humanas.”; Stephen Hawking, conhecido como o cientista que definiu o Big Bang como o início do Universo, assim se pronunciou: “o tempo não existia antes do Big Bang, assim não existe tempo no qual deus produziu o Universo, é como perguntar onde fica a borda da terra, sendo que esfera não tem borda,” e completa o seu raciocínio afirmando que ninguém governa nosso destino.

O importante é o ser humano entender que é um ser espiritual processando sua evolução neste planeta, que suas ações, pensamentos e atitudes definem sua felicidade futura. Não é necessário buscar redenção, ela vem naturalmente a cada sofrimento físico ou moral pelo qual o indivíduo tem que passar para se aprimorar e, assim, alcançar a felicidade às suas próprias expensas. Se uma pessoa morre devido a um acidente ou alguma patologia, isso não significa castigo, são as contingências do planeta e da fisiologia humana; se outra se salva de um acidente, não foi a mão de deus, mas sim consequência de seus pensamentos firmes que o intuíram a seguir outro caminho, ou apenas uma grande coincidência, porque momentaneamente em uma mesma situação uns morrem e outros sobrevivem. Aos sobreviventes pode parecer a mão de deus, mas e os que perderam, quem foi, ou o que aconteceu com o deus que deveria salvá-los? Se cada um quiser saber se sua trajetória terrena se acabou, se está vivo é porque não! Tudo na vida é um processo constante de ações e consequências.

Há que se compreender no entanto que por ser este um planeta de escolaridade existem espíritos dos mais diferentes graus de evolução e não adianta querer tirar a ilusão de alguém que aprendeu desde a mais tenra infância que precisa agradecer a um ser divino por sua vida, sua saúde e sua felicidade; que é preciso rogar aos céus quando seus problemas fogem do seu controle e o desespero bate à sua porta, desconhecedor que é de que estas são consequências de seus atos em vidas passadas. Impossível também explicar que não há milagres nem perdões, então cabe aos estudiosos da espiritualidade compreender que, para muitos, saber que Deus está no comando é a única maneira de compreender a injustiça da Terra, porque entender que tudo é justo conforme as leis naturais e imutáveis e de causa e efeito é um crescimento sofrido, e crescer dói, mas todos os espíritos alcançarão esse estágio com mais ou menos vidas. Assim é o processo da vida.