Dificuldades devem ser enfrentadas com coragem

Nesses últimos dias tenho sentido uma sensação de vazio. Não sei se é pela falta de descanso e pelo fato de ser mãe solteira. Tenho dois filhos pequenos, um de cinco e um de três, dos quais cuido sozinha, e tenho o meu trabalho. Praticamente não tenho tempo para descanso. Se não estou trabalhando, estou cuidando dos meus filhos. Quanto aos meus projetos pessoais, não tem havido progresso, no sentido de alcançá-los. Quero muito ter casa própria, estou procurando, quando penso que vou conseguir aparecem impedimentos; preciso fazer exercícios físicos, e não consigo me organizar para iniciá-los. Sinto como se a minha vida estivesse parada no tempo.

Resposta: Prezada, aprendemos no Racionalismo Cristão que nossa vida terrena sempre apresenta dificuldades. Compreendemos que tais dificuldades surgem não para nos derrotar, mas para que as enfrentemos com coragem e ânimo forte. Quando você diz que sente como se sua vida estivesse parada no tempo, isso significa que seu espírito está chamando sua atenção para o fato de que há ações que precisam ser realizadas. Parece-nos que você está sentindo um chamado interior para operar mudanças em sua vida.

Não podemos entregar os pontos e achar que nada vai mudar; temos que usar nosso raciocínio, nossa vontade firme para empreender mudanças no nosso viver. Você tem dois filhos a que se dedica com amor e carinho e é neles que deve pensar para projetar um futuro mais feliz. Eles devem ser a razão de buscar mudar sua vida para o bem deles e esse será seu maior estímulo.

O Racionalismo Cristão é uma filosofia espiritualista que nos orienta para buscarmos esclarecimentos espirituais que nos conduzam a um viver mais sereno, mais produtivo. Como fazer isso? Em primeiro lugar, devemos nos conhecer como Força (nosso espírito) e Matéria (nosso corpo físico) e conhecer nossos atributos espirituais com os quais podemos contar para efetuar mudanças importantes em nosso viver. Para isso, somos convidados a estudar a espiritualidade para entender o porquê de estamos vivendo num mundo-escola. Nossa vida terrena tem um objetivo espiritual. Tudo que nos acontece é resultado de ações que praticamos e pensamentos que alimentamos. Todas as nossas ações trazem consequências pelas quais devemos responsabilizar-nos. Assim analisando, evitamos ações que podem nos trazer problemas. Ao mesmo tempo assumimos novas ações que resultem em sucesso espiritual, necessário para que alcancemos sucesso na vida material.

Força do pensamento. Outro fator importante é conhecer a força que é nosso pensamento, pois pensar é atrair. Se pensa negativamente, afirmando que nada está conseguindo em sua vida, está criando ambientes que resultam nos insucessos que ocorrem. Como deve estar percebendo, você tem condições de mudar sua vida, mas isso dependerá de você, de sentir o quanto é importante conhecer os atributos espirituais que tem e que, postos em ação, irão ajudá-la a não desanimar. Ao contrário, perceberá que está ao seu alcance mudar a situação em que se encontra.

Para ajudá-la nesse processo de mudança, o Racionalismo Cristão oferece orientações preciosas. Não adotamos práticas semelhantes às de centros espíritas, não interferimos no livre-arbítrio das pessoas, respeitamos a vontade dos seres humanos, por sabermos que todos são responsáveis por suas escolhas. Entre as orientações oferecidas pelo Racionalismo Cristão, é muito importante a prática diária da limpeza psíquica no lar.

É possível acompanhar a limpeza psíquica a qualquer momento, através de um áudio com duração de seis minutos disponível na primeira página do nosso site. Basta clicar nesse link para ouvi-lo e baixá-lo para o computador. Esse áudio ajuda a compreender melhor o processo da limpeza psíquica. É gratuito. Momentos antes de fazer as irradiações, a pessoa deve preparar-se, de preferência num lugar silencioso, elevar os pensamentos, vibrá-los positivamente, com firmeza e entusiasmo, com confiança de que tudo na sua vida vai sair da melhor maneira possível, com convicção nos efeitos benéficos da limpeza psíquica, e iniciar as suas irradiações com o pensamento liberto de todas as coisas materiais, sem pensar em ninguém, em nenhum problema, atendo-se apenas ao significado das palavras que está pronunciando.

Equilíbrio. O Racionalismo Cristão aconselha todas as pessoas a terem equilíbrio espiritual e físico, por meio de um viver disciplinado, metódico e consciente, e adverte que o indispensável preparo mental, conseguido através da limpeza psíquica, é tão necessário ao espírito quanto a higiene física é para o corpo. Para você se aprofundar nos belíssimos ensinamentos desta Filosofia, sugerimos a leitura das nossas obras, principalmente as essenciais, optando pelas edições mais recentes:

Racionalismo Cristão contém assuntos de grande valor filosófico, moral e espiritual, e ao final uma síntese dos princípios racionalistas cristãos, que devem ser seguidos com a maior fidelidade possível;

A vida fora da matéria, com ilustrações muito elucidativas que mostram a importância da irradiação de bons pensamentos para atrair as Forças Superiores, o trabalho dos Espíritos Superiores durante as reuniões espiritualistas em uma casa racionalista cristã, para efetuar a limpeza da atmosfera fluídica da Terra e desanuviar o planeta de tantas influências negativas; e Prática do Racionalismo Cristão, livro importantíssimo para todos os militantes, por conter a disciplina utilizada nas reuniões espiritualistas em uma casa racionalista cristã, mas que traz também informações de grande relevância para todos que desejam espiritualizar-se dentro da disciplina adotada por nossa Filosofia.

Esses e outros livros desta Fiosofia podem ser encontrados em qualquer casa racionalista cristã ou ser adquiridos em nossa livraria virtual, acessando www.livrariarc.net.