Disciplina assegura o progresso evolutivo

Nota

O Racionalismo Cristão foi fundado há 114 anos com o propósito de levar o esclarecimento espiritual à humanidade. Para esse fim, Luiz de Mattos, por todos considerado um notável humanista e mestre da espiritualidade, estudou e sistematizou conceitos filosóficos de grandes pensadores desde a Antiguidade, dedicou cuidadosa atenção às ciências médicas, sociais e naturais, e pesquisou doutrinas espíritas e suas práticas, para, então, escrever a filosofia racionalista cristã visando ao bem-estar dos seres humanos à luz de conceitos e princípios espiritualistas por ele definidos em seu texto esclarecedor, ampliando o horizonte do viver na Terra para muito além da materialidade que infelizmente ainda predomina neste plano físico.

Luiz de Mattos deixou bem claro no livro de sua autoria, também intitulado Racionalismo Cristão, que os seres humanos são um composto de Força e Matéria, como assim também considerou o próprio Universo, todos, sem qualquer exceção, sujeitos às mesmas transcendentes leis evolutivas que regem o Todo Universal, aqui entendido como a Vida no Universo no seu aspecto amplo, construtivo e transformador.

A Força, em sua característica transcendente, é imaterial, incitadora e transformadora, enquanto a Matéria é o elemento passivo e amoldável. Logo, o ser humano nada mais é do que a ação permanente da Força, ou seja, do seu espírito, sobre a Matéria, ou melhor, sobre o seu corpo físico, e está na Terra com um único objetivo, que é o de trabalhar pela própria evolução mediante o desenvolvimento de seus naturais atributos, a fim de alcançar, neste plano físico, o crescimento espiritual pretendido conforme foi por seu espírito planejado no respectivo campo de estágio evolutivo.

Para tanto, é necessário que a pessoa saiba que o aprimoramento dos atributos espirituais exige o uso da sua inteligência na análise dos fatos da vida, na conscientização dos limites e das potencialidades que possui, na compreensão da necessidade de ter autodomínio e maturidade, sem esquecer da vontade como força motora das aspirações e realizações humanas resistente aos desvios de conduta, como são os ganhos fáceis e rápidos provocados pela corrupção.

Por isso, é muito importante ter disciplina no viver. Quem em sua vida nunca se deparou com alguém com qualidades que revelam grande maturidade, pois age com critério, serenidade, moderação e ponderação no dia a dia, tem bom senso na solução dos seus problemas existenciais, estende sua mão amiga aos mais necessitados ao praticar o bem de forma desinteressada?

Esses belíssimos exemplos de comportamento pessoal não são produto de mera casualidade, não são valores marcantes de uma personalidade formada por benesses de pretensos deuses, mas por conquistas resultantes de rigor e dedicação ao trabalho cotidiano em múltiplas vivências do espírito de posse de um corpo humano, da busca incessante por aprimoramento evolutivo, de autoaperfeiçoamento do caráter a cada existência.

Neste dia em que a comunidade racionalista cristã comemora mundialmente o Dia da Espiritualidade, em simultânea celebração de mais um aniversário de fundação do Racionalismo Cristão por Luiz de Mattos e Luiz Thomaz em 26 de janeiro de 1910, afirmamos de forma clara e categórica que o esclarecimento espiritual é o único caminho seguro a ser percorrido por todos os seres humanos no mundo de escolaridade Terra, aproveitando os ensinamentos que ele proporciona mediante as inter-relações estabelecidas entre as pessoas, as sociedades organizadas, as nações.

Então, para que haja progresso evolutivo é necessário que todos disciplinem o viver cotidiano, colocando em prática os ensinamentos recebidos com o estudo da espiritualidade defendida pelo Racionalismo Cristão em seus conceitos e princípios. Certamente irão cumprir seus deveres de forma correta, encontrando a felicidade que procuram, pois ela está no íntimo de cada ser humano.