Dr. Humberto vive na lembrança e na saudade de cada racionalista cristão

Austero, rigoroso nas recomendações, exigente quando preciso, mas sem deixar cair o sorriso afável e o semblante de alegria, de quem está de bem com a vida e com todos ao redor. Este é Humberto Rodrigues, Presidente Astral do Racionalismo Cristão, elevado a essa condição depois de dirigir fisicamente essa filosofia espiritualista por 29 anos, de 14 de junho de 1983 até 18 de abril de 2012, quando faleceu. Antonio Cottas, logo após afastar-se da existência física, o designou presidente físico, onde permaneceu até quando fisicamente foi vencido pela doença. Esse é o Dr. Humberto, de quem os racionalistas cristãos se lembram com saudade.

À medida que o tempo passava e o estado de saúde de Dr. Humberto se agravava, indicando que em breve os racionalistas cristãos teriam uma notícia desagradável, a perda de seu dirigente, cresciam aqui e ali expectativas de quem o substituiria, em alguns casos, pura curiosidade; em outros, uma pontinha de ambição. Mas o velho era previdente, não deixou para a última hora a escolha do seu sucessor. Muito poucos sabiam, mas eram os que precisavam saber, para que não houvesse alarde nem contestação. Eu também estava curioso e apelei a uma fonte segura: João Gomes, vice-presidente do RC. E lá fui eu à fonte certa e recebi a resposta correta quando ainda se procurava não divulgar o nome do escolhido para a sucessão. Tanto que seu João disse que a escolha estava feita há algum tempo, era um jovem de São Paulo, educado, bom administrador, profundo conhecedor da disciplina e fundamentos do RC e que a filosofia racionalista cristã ficaria em muito boas mãos. Mas não disse seu nome. Tudo bem, porque eu não conhecia mesmo as pessoas, principalmente de São Paulo. Pouco tempo depois esse nome tornou-se público com sua designação como presidente em exercício. Assim, os racionalistas cristãos em todo o mundo conheceram Giberto Silva, que tinha sido militante na Filial São Paulo do Racionalismo Cristão.

Veio o desenlace, despedida bonita, discurso comovente de Gilberto Silva, que na data assumia a condição de presidente do Racionalismo Cristão, e a remoção do corpo para uma carneira no Cemitério São João Batista. Meses depois, em orientação de Antonio Cottas, que presidia astralmente o RC, Dr. Humberto foi elevado à condição de Presidente Astral da Filosofia. Assim, sem solução de continuidade, foram feitas com tranquilidade a passagem e as mudanças.

E por que esse artigo laudatório. Porque maio é o mês em que o Racionalismo Cristão e A Razão homenageiam o homem que os serviu por toda sua vida.

Por que maio? Porque Humberto Rodrigues nasceu em 23 de maio de 1929.

Como escreveu Gilberto Silva em seu Olá, caro leitor da edição de maio de 2020, “não poderíamos deixar de prestar a nossa homenagem ao nosso querido mestre da espiritualidade, o humanista Humberto Rodrigues, como temos feito em todas as edições de maio desde 2013.

Escreveu, ainda, Gilberto Silva: “Ele se destacou pela forma terna e afável com que tratava a todos sem distinção e pelas decisões corajosas e firmes em prol da modernização da prática do Racionalismo Cristão.

Reconhecido e aplaudido por muitos, ainda que incompreendido por alguns, no início, soube pacientemente demonstrar a todos qual seria o caminho a seguir para a expansão segura do Racionalismo Cristão e, se hoje estamos tomando decisões para expandirmos ainda mais o Racionalismo Cristão, muito devemos a Humberto Rodrigues, que pavimentou a estrada pela qual estamos conduzindo com segurança a Filosofia dos mestres Luiz de Mattos, Luiz Thomaz, Antonio Cottas e ele próprio, Humberto Rodrigues.”