Duas datas com estreita e sublime relação de reciprocidade

Fundado em 1910, o Racionalismo Cristão comemorou em 25 de janeiro, em todas as suas Casas, os 111 anos e o Dia da Espiritualidade. A Sede Mundial se serviu da plataforma ZOOM para a realização de uma reunião cívico-espiritualista, como fizeram todas as Filiais e Correspondentes. Participaram militantes e assistentes habituais da Sede Mundial, além de  convidados de várias partes do mundo, devido ao fuso horário entre as reuniões a distância ou presenciais realizadas em outras regiões do planeta.

Na parte espiritual, dirigida pelo presidente dessa filosofia espiritualista, Gilberto Silva, foi lida a Orientação do Presidente Astral Humberto Rodrigues, que consta do livro Clássicos do Racionalismo Cristão, volume 5, pág. 110: Aniversário do Racionalismo Cristão

Em seguida, foi realizada a solenidade cívica em que discursaram o vice-presidente do Racionalismo Cristão, Joaquim Vasconcellos Ferreira (Pág. 5) e o diretor bibliotecário da Sede Mundial, Jefferson Cunha (Pág. 6).

Finalizando a solenidade, o presidente Gilberto Silva Silva destacou que estavam sendo comemorados o Dia da Espiritualidade e o aniversário de fundação do Racionalismo Cristão, “duas datas que guardam estreita e sublime relação de reciprocidade, emoldurada pela beleza e pela espontaneidade. A celebração desses dois eventos em um mesmo dia enseja estabelecer unidade de vistas quanto à identidade substancial que ambos encerram. Nesse contexto, a data de hoje traz o selo de uma solenidade completa.”

Disse ainda: “Mais do que a tolerância às manifestações ou conceitos espiritualistas, queremos ressaltar neste dia o inconfundível e magno valor da Espiritualidade, que redunda no reconhecimento e no cuidado da dignidade e igualdade essencial de todos os membros do tecido social.”

E destacou: “Na época atual, especialmente propícia para a reflexão e para a revisão de conceitos, em que os problemas sociais e psíquicos se aguçaram pelas inevitáveis transformações introduzidas pela pandemia, comemorar o Dia da Espiritualidade é, de certa forma, celebrar a Humanidade de maneira integradora, ou seja, no que ela tem de mais elevado e substancial.

Celebrar a Espiritualidade, amigos, é exercitar a esperança, iluminar a consciência, valorizar a dignidade, exteriorizar um profundo senso de compromisso com o bem comum. Nesse contexto, expressamos nossa gratidão a tantos quantos nos honraram com sua presença no dia de hoje, que, por fortalecer, a um só tempo, laços de autêntica amizade e convicções espiritualistas da mais alta significação, será certamente inesquecível.”