Dupla comemoração em Belém

A Filial Belém (Pará) do Racionalismo Cristão festejou em 19 de maio os 67 anos da inauguração da sua sede própria, com reunião cívico-espiritualista, em meio a manifestações de companheirismo e confraternização. Na abertura dos trabalhos o presidente da Casa, Ediel Matos, ressaltou a importância da comemoração e o significado da presença da Doutrina implantada na capital paraense pelos irmãos Etelvina e Jacob dos Santos Pinto, há 82 anos.

Em transmissão via internet, o presidente da Doutrina, Gilberto Silva, manifestou sua satisfação pessoal e da Casa-Chefe, diante da nova fase que a Filial Belém passa a vivenciar, a partir da reforma que foi implementada em sua área interna, referindo-se textualmente ao “sexagésimo-sétimo aniversário deste monumento à liberdade, agora renovado, repaginado, facilitando o acesso e melhor compreensão daqueles que vêm ao Racionalismo Cristão em busca do conhecimento sobre a espiritualidade e podem observar com mais amplitude tudo o que se passa desde a mesa dos trabalhos até o salão”.

O público presente teve a oportunidade de ver e ouvir as palavras do presidente Gilberto Silva, referindo-se à “importância dos estudos da espiritualidade que o Racionalismo Cristão nos proporciona, mas sobretudo de praticarmos esses ensinamentos e os colocarmos em nossa vida, nos nossos relacionamentos, na nossa família. Temos certeza que irão fazer toda a diferença”.

Em sua fala, o presidente parabenizou o representante da Casa-Chefe na Região Norte e responsável pela Filial Belém, Ediel de Matos, estendendo sua saudação aos militantes, aos assistentes e aos jovens que prestigiam com suas presenças as reuniões e as iniciativas da Filial.

Além do pronunciamento do presidente Ediel Matos, encerrando a reunião, o numeroso público presente teve oportunidade de ouvir a manifestação de três militantes.
Antonio Gurjão embasou seu pronunciamento na orientação manifesta pelo Racionalismo Cristão sobre a nova perspectiva oferecida aos que buscam encontrar soluções para os seus questionamentos ou que chegam conscientes de que encontrarão na Doutrina os conhecimentos de que “precisamos para completar nossa alegria de viver, burilar e dignificar a nossa espiritualidade”.

O militante Massoud Salim Filho pautou sua fala no trabalho desenvolvido pelo presidente Ediel Matos e sua esposa, Eliseth Costa Oliveira de Matos, cuja dedicação e competência é exemplo de doação e zelo, na função de presidente da Filial Belém. Citou o desempenho “de sua missão de forma laboriosa, sensata e digna.

A militante Margarida do Espírito Santo Cunha se reportou à sua vida e às mudanças que vem conquistando ao conhecer e aprofundar-se nos estudos da doutrina racionalista cristã, exortando a todos que sigam esse exemplo dignificante proporcionado pelos ensinamentos e fundamentos consignados nas obras editadas pelo Racionalismo Cristão.

Ao encerrar a reunião, o presidente Ediel Matos manifestou a alegria espiritual movida pela missão que realiza e enfatizou a presença física do agora Presidente Astral da Filial Belém, na longínqua data de 21 de maio de 1950, ao inaugurar, na presença de seus pares e representantes da Casa-Chefe, a então recém-edificada Casa Filial Belém. Ao reverenciar a memória dos ex-presidentes, Ediel Matos exortou os militantes e os jovens colaboradores a “arregaçar as mangas e trabalhar pelo RC, porque esse é o futuro de todas as nações, visando a um mundo mais fraterno, mais justo e com igualdade”.

Reforma A Filial Belém ganhou substancial reforma em sua área interna, proporcionando aos seus frequentadores e militantes maior conforto. O principal objetivo da obra foi o nivelamento do estrado à área do salão e a troca dos assentos de madeira por confortáveis poltronas, além da substituição do antigo forro e do piso por peças de maior resistência, beleza e funcionalidade.

Inaugurada em 1950, a Filial passou por constantes obras de manutenção, mas vinha ressentindo-se de uma reforma mais ampla e definitiva, principalmente nos itens agora atendidos, incluindo a sala de reuniões de militantes para formação das correntes, na parte posterior à mesa de reuniões fluídicas.

O antigo estrado, que ficava cerca de 50cm acima do nível do salão, agora está no mesmo nível, facilitando o acesso aos militantes.

Na esteira das reformas, o hall de entrada também sofreu mudanças, com a implantação de rampa de acesso e a repaginação da sala de recepção e da Biblioteca Etelvina dos Santos Pinto. Completando a série de intervenções, visando à modernização da Filial, foi instalado retroprojetor com tela suspensa, no salão, onde são reproduzidos avisos e chamadas de interesse da Casa, além de fundamentos doutrinários, de forma a facilitar a comunicação e o entendimento dos assistentes sobre o Racionalismo Cristão.