82º aniversário da Filial Recife

Sob a direção do presidente internacional do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, reunião cívico-espiritualista marcou, em 24 de março, a comemoração da passagem do 82º aniversário da Filial Recife e do 44º de sua nova sede.

Gilberto Silva dirigiu-se particularmente aos jovens, com entusiasmo e motivação, destacando que serão sempre bem-vindos às reuniões nas casas racionalistas cristãs, e pediu-lhes que não se sintam cobrados, mas incentivados para que atinjam seus objetivos.

A reunião festiva que se seguiu à reunião pública de limpeza psíquica manteve o alto nível de espiritualidade, com discursos de dirigentes e militantes. Entre os visitantes viam-se a esposa de Gilberto Silva, Sra. Iraci Ferreira Silva, militante da Casa-Chefe; Sérgio Camacho, presidente da Filial Jacarepaguá (Rio, RJ) e esposa, Sra. Soraya Camacho; a presidente da Filial Arcoverde (PE), Sra. Elza Nunes de Araújo, e a militante Elzinete Nunes de Araújo; o representante regional da região Nordeste do Brasil, Joaquim Alves Neto; e Valdenice Ferreira da Silva, do Correspondente João Pessoa (PB).

O professor Joaquim Alves Neto afirmou que “muito se tem feito pela divulgação e expansão da Doutrina, mas não está tudo pronto. Muito trabalho terá que ser feito. A corrente tem que funcionar. Para isso seus elos não poderão descuidar do aprendizado contínuo.”

A professora Josefa Evaristo de Souza Medeiros, como mãe e educadora que foi por profissão, comentou que não podemos esquecer a responsabilidade que as pessoas têm quando formam uma família, pois assumem um compromisso com os espíritos que os acolheram como pais. Cabendo à mulher, como mãe e orientadora, procurar dedicar-se aos filhos, aprimorando seu caráter, pois eles precisam de muito apoio. A mulher é quem vive mais com os filhos, tem mais paciência e conhece melhor seus temperamentos. Antigamente a mulher não tinha vez, era uma propriedade do marido, mas com o desenvolvimento tecnológico e surgimento da indústria a mulher foi deixando de ser simples dona de casa e submissa ao marido. A procriação é uma missão muito importante da mulher, mas ela luta para adquirir novos conhecimentos e que ao lado do marido possam dar bons exemplos para o desempenho dos seus papeis na sociedade. O Racionalismo Cristão se encontra a disposição de todos os seres humanos para qualquer orientação. As mulheres terão muito que aprender nesta Casa. Estamos aqui para ajudar a todos, principalmente as mulheres que tem uma grande missão na sociedade.

O presidente da Filial Recife, Francisco Ivo de Oliveira, disse: “Dá para perceber a força da militância desta casa, do início até os dias de hoje. É capital humano muito valoroso e dedicado aos ensinamentos do mestre Luiz de Mattos. Dedico meu discurso a todos presentes a esta reunião, em especial aos nossos atuais militantes. Não podemos deixar de lembrar dos velhos companheiros, muitos não estão nem retratados nas velhas fotografias em preto e branco que temos em nosso acervo. Mas todos estão presentes e coloridos em nossa história. Agradeço pela atenção de todos e afirmo que sempre procurarei despertar e fortalecer a motivação dos militantes e assistentes das nossas reuniões.”

O Racionalismo Cristão é como um farol iluminador, orientador, norteador de uma humanidade necessitada de educação espiritual, disciplina e método. Muitos seres chegam a nossas reuniões desequilibrados psiquicamente, combalidos, desnorteados e aqui recebe o equilíbrio, o estímulo e o fortalecimento espiritual tão necessário para que ele próprio possa seguir sua estrada evolutiva. A afirmação é de Sérgio Camacho.

Sabemos como é grande a luta de estar no comando de uma Filial. Apesar de estarmos em nosso primeiro ano, já identificamos o quanto é necessário o comprometimento, a dedicação, a luta não só do presidente, mas de todos os militantes para mantermos uma Casa aberta e pujante. Parabenizamos a todos que lutaram e lutam por esta Casa.

A militante Fabiana Monteiro de Melo preferiu expressar em versos sua alegria de estar participando da comemoração, seu agradecimento pelo apoio para o desempenho de suas funções, seu estímulo aos companheiros e sua orientação: “Procure repelir, dentro de si, o medo, a angústia, a depressão. E se esses sentimentos acontecem é porque você desconhece a sua composição”: Força e Matéria.

No dia seguinte, sábado, 25, os frequentadores da Casa assistiram às palestras de Gilberto Silva e de Francisco Buarque Silva.