Sempre um apelo à união

O 25º aniversário de inauguração da nova sede da filial do Racionalismo Cristão em Santa Maria (RS), ocorrido em 21 de abril de 2017, foi comemorado em reunião cívico-espiritualista e, no dia seguinte, com o 2º Encontro Regional de Jovens do Sul.

Logo após a reunião, dirigida pelo  presidente da Filial Florianópolis (SC) e representante da Região Sul do Brasil, Vilson Vieira, que destacou a harmonia que reina na Doutrina entre os dirigentes das filiais e correspondentes e seus militantes, os participantes se confraternizaram no Hotel Dom Rafael Cerrito.

Na reunião, após as palavras do presidente da Filial Santa Maria, Boneval Carmo de Ávila, sucederam-se oradores destacando a fase de desenvolvimento que vive o Racionalismo Cristão e exortando dirigentes e militantes à união cada vez mais forte para engrandecimento e progresso da Doutrina. Agradeceu aos militantes de Santa Maria, afirmando que não há vaidade, não há destaque, não há sacrifício. Há um grupo de pessoas voluntárias trabalhando juntas pelo mesmo objetivo e unidas em pensamentos com o Astral Superior.

O presidente da Filial Pelotas e do Correspondente Capão do Leão, Clair Maiche, destacou que a força de vontade e a disposição para o trabalho são ingredientes importantes para que se realize uma obra da magnitude do Racionalismo Cristão.

A presidente da Filial Porto Alegre, Valderene Yates, afirmou que o presidente de uma filial do Racionalismo Cristão nada faz sozinho, assim como nenhum militante faz algo sozinho dentro de uma casa racionalista cristã. Por isso, pediu que se mantenham todos sempre unidos. “Fortaleçam os laços de amizade entre vocês, militantes desta Filial, fortaleçam o carinho e o respeito entre todos, isso faz com que nos fortaleçamos e todo dia nos esclareçamos cada vez mais, e assim possamos desempenhar com excelência nosso papel dentro de uma casa racionalista cristã, que é sermos fortes polos de atração do Astral Superior

O presidente da Filial Rio Grande, Almir Chagas, dirigiu-se particularmente aos jovens, pedindo-lhes que eduquem seus pensamentos, que tenham qualidade para vencer o que está pela frente, que sejam fortes, decididos e façam as coisas corretas para serem verdadeiros racionalistas cristãos.
A presidente do Correspondente São Sepé, Eleni Carmo Gonçalves, muito emocionada, relembrou as primeiras vezes que visitou o então Correspondente Santa Maria, juntamente com a Sra. Olinda Kurtz, a primeira presidente do Correspondente de São Sepé, e como tudo mudou para o seu bem quando passou a viver e orientar sua vida pela filosofia racionalista cristã.

Representando o presidente da Filial Palmeira das Missões, Arsenio De Boni, o militante João Odacir enfatizou, ao referir-se à grande afluência de público à solenidade, que o benefício é de quem comparece a uma casa racionalista cristã, não é do presidente; o benefício que se recebe do Astral Superior é levar para casa a luz, os eflúvios espirituais, o esclarecimento, a vibração. É por isso que viemos a este mundo, para adquirir mais conhecimento e evoluir espiritualmente.

Discursou também Argeu Rocha, militante da Filial Pelotas. Cumprimentou “o grupo maravilhoso de Santa Maria, que trabalha com tanto esforço, com tanta dedicação. A união desse grupo é muito importante. Nós, que acompanhamos a construção desta Casa desde os alicerces, vimos o sacrifício que todos fizeram”. … “Queremos mais uma vez parabenizar este grupo que, como notamos, está muito entusiasmo em desenvolver o seu trabalho, que é tão importante para o esclarecimento da humanidade”, afirmou.

Encerrando a sequência de discursos, Vilson Vieira afirmou que “um momento assim, quando se tem uma Casa cheia, dá uma felicidade na gente que nem tem explicação. O que a Filial Santa Maria está vivendo acontece nas outras Casas da Região Sul e também na Doutrina como um todo. Com essa vibração positiva todos nós saímos ganhando, porque quanto mais pessoas se reunirem para vibrar positivamente, maiores serão os benefícios. Mas cada um tem que fazer a sua parte, dar o melhor de si”. Disse ainda que, “sem vaidade, as pessoas têm que se entregar verdadeiramente, aí as coisas acontecem, ninguém quer mostrar que é mais, que é melhor ou que é pior, quer que a Doutrina seja melhor, que a Doutrina tenha condições de melhor receber as pessoas. E é isso que nós queremos, que as pessoas cheguem aqui e se sintam bem. Sabem quando elas se sentem bem? Quando percebem que há união. Então, quando chega a hora de ir à reunião, as pessoas sentem prazer, ‘eu vou para o Racionalismo Cristão’, ‘eu vou me integrar àquela corrente’, ‘eu vou dar o melhor de mim’ para que os trabalhos alcancem os objetivos. Esse é o convite que faço, esse é o agradecimento que deixo para todos aqui!”