É hora de preservar a saúde física

Diante da pandemia do coronavírus que assolou o mundo, tivemos que decidir rapidamente e, sem dúvida, foi a mais difícil decisão que já tivemos que tomar à frente do Racionalismo Cristão, desde que assumimos essa responsabilidade em março de 2004, quando o nosso querido mestre e humanista Humberto Rodrigues teve que se afastar da presidência por motivos de saúde.

Após refletirmos, com muita serenidade e firmeza, pois estávamos seguros de termos tomado a melhor decisão para o bem dos nossos militantes e assistentes, encaminhamos, no dia 17 de março último, aos dirigentes-gerais (presidentes) de casas racionalistas cristãs de todo o mundo um e-mail circular, com o seguinte teor:

“Aos presidentes das casas racionalistas cristãs:

Em razão de medidas cautelares de saúde relacionadas à infecção por coronavírus, classificada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), estão suspensas a partir de hoje e até 31 de março de 2020, terça-feira, as reuniões públicas, de desdobramento mediúnico, de orientações do Astral Superior, de atendimento personalizado e de militantes, bem como as administrativas em todas as casas racionalistas cristãs em âmbito mundial, a exemplo do que já determinamos fazer em Casas situadas na Europa, especificamente em Portugal, França, Holanda e Bélgica.

Tal decisão tem por objetivo preservar a saúde de nossos militantes e assistentes, evitando sua exposição e possível contaminação ao se deslocarem de suas residências ou dos locais de trabalho, sobretudo se utilizarem transporte coletivo.

É oportuno salientarmos que procurem avisar, da maneira que acharem melhor e de mais eficaz resultado, os nossos prezados assistentes sobre a presente determinação, para que também não se exponham à possível contaminação que, embora de forma voluntária, passou a ser temerária.

Finalmente, solicitamos aos presidentes das casas racionalistas cristãs  que transmitam aos militantes dos respectivos quadros nosso reconhecimento pela dedicação que todos tiveram até o momento, mas, sobretudo, pela compreensão, que demonstraram antes desta nossa decisão, da finalidade das casas racionalistas cristãs ao abrirem suas portas ao público, qual seja a de acolher e apoiar as pessoas que, aflitas, buscam orientações conosco, como fizeram até agora, mas que seria imprudente dar continuidade. Fraternais saudações.”

Como é do conhecimento daqueles que praticam nossa Filosofia, as casas racionalistas cristãs sempre foram e continuarão sendo um porto seguro, um abrigo para as pessoas que necessitam de conforto espiritual e apoio psíquico. Mas não seria razoável expormos as pessoas a riscos de contrariem essa infecção.

A difícil decisão que tivemos que tomar, como dissemos, não obstante estar calcada em fortes argumentos aqui expostos e estreito cumprimento às recomendações das autoridades governamentais, nos remetia ao fato de que, nesses 110 anos de existência, o Racionalismo Cristão nunca havia tomado essa iniciativa. Lembramos dos nossos mestres Luiz de Mattos e Luiz Thomaz durante a gripe espanhola, como ficou conhecido o surto do vírus influenza de 1918, em que as poucas casas racionalistas cristãs existentes à época se tornaram fundamentais para ajudar a população, inclusive com os chamados conselhos, que eram um composto de chás, cozimentos e xaropes ministrados às pessoas para que aumentassem a resistência de seus sistemas imunológicos e muitas até se curarem com essas indicações. Mas os tempos são outros, a Medicina avançou e hoje temos os fármacos e procedimentos que agilizam no processo de cura das mais variadas doenças e, temos expectativas positivas de que, dentro em breve, já terá remédios para curar esse coronavírus e mais alguns meses toda a humanidade será vacinada contra esse mal.

Outro fato que nos dá tranquilidade em relação ao bem-estar dos nossos militantes e assistentes em todo o mundo e, assim, a manutenção de correntes vibracionais positivas, elevadas, de bem-querer e amor ao próximo, para que nelas se apoiem as Forças Superiores a fim de intuir cientistas, profissionais da saúde, segurança e chefes de estado, para que tomem as melhores decisões em favor dos povos, é o esclarecimento espiritual que vem sendo proporcionado nesses anos pelo Racionalismo Cristão. Esse esclarecimento promove a convicção de que é através do pensamento firme e vigoroso, da disciplina do viver e a confiança em si, não permitindo que pensamentos de medo, dúvida ou insegurança permeiem suas mentes, que têm a orientação precisa para as decisões.

Estamos ampliando a utilização dos nossos canais de comunicação através internet, com as transmissões ao vivo de programas de esclarecimento e fortalecimento espiritual e dos nossos grupos de mensagens. Através de um grupo de WhastApp criado pela Casa-Chefe para se comunicar diretamente com os dirigentes-gerais (presidentes de casas racionalistas cristãs) de todo o mundo, estamos transmitindo informações que estão sendo repassadas para os militantes e assistentes de suas Casas. São mais de 180 distribuídas pelo mundo. Assim, preservem-se e sigam as orientações de seus líderes locais, é a nossa recomendação.

O esclarecimento espiritual proporcionado pelo Racionalismo Cristão nos dá a convicção de que os revezes pelos quais passamos, e hoje passa toda a humanidade, não são castigos divinos e, sim, oportunidades para colocarmos em ação os nossos atributos espirituais e, nesse caso específico, a vontade, o domínio próprio, o equilíbrio psíquico e a capacidade de concepção, principalmente os cientistas, pois nunca foi tão necessária a união entre a ciência e a espiritualidade para a solução desse problema que vivenciamos.

Não sabemos até quando esse necessário isolamento social terá que permanecer, em especial para as pessoas acima de 60 anos de idade, como é recomendado pelas autoridades, mas não hesitaremos em continuar colaborando para o fim dessa pandemia, mantendo as casas racionalistas cristãs fechadas por mais tempo, pois estamos convictos de que todos os racionalistas cristãos estão firmes como polos de apoio das Forças Superiores e irradiando pensamentos de valor e coragem para o bem de todos e confiantes de que esse momento irá passar e a vida voltará ao normal.

 

Boa Leitura.