É tempo de solidariedade, união e colaboração mútua

No mundo de escolaridade Terra sempre haverá dificuldades para os seres humanos que o habitam, porque fazem parte do seu contínuo crescimento espiritual e progresso material.

Os fenômenos geológicos e climáticos, as catástrofes provenientes de ações da natureza, as pandemias, as guerras sem qualquer razão lógica entre nações não são fatos dos tempos atuais. Ocorreram no passado e provavelmente ocorrerão no futuro, com maior ou menor intensidade, a depender do grau de conscientização da humanidade sobre a preservação do meio ambiente e a soberania dos povos.

Logo, é importante que os seres humanos, em especial os racionalistas cristãos, conscientes de que são parcelas individualizadas da Inteligência Universal, reflitam sobre os acontecimentos em curso por toda a extensão do planeta.

Ao agirem com ambição desmedida e praticarem atos incorretos e muitas vezes corruptos, as populações vêm sistematicamente degradando a natureza e desequilibrando os ecossistemas mundiais, possibilitando o surgimento de micro-organismos ao invadirem as florestas em que vivem os animais silvestres, provocando o surgimento de pandemias e a ocorrência de desastres ambientais, por exemplo.

Todavia, medo e pessimismo agravam os fatos fora do comum, quer provocados pela natureza, quer por ações imprudentes dos seres humanos. Qualquer que seja o acontecimento, sempre traz muito sofrimento para as populações locais.

Esta é a hora certa de haver colaboração mútua, de solidariedade entre as nações, de cada ser humano ver o semelhante com empatia, procurando entender as particularidades existenciais de cada povo sem temores, revoltas ou interesses escusos, e não da forma como ocorre hoje em dia, com a imposição de preferências ideológicas e religiosas ou de proveito indevido sobre todo tipo de recursos naturais.

Este é o momento adequado de haver mais união entre as pessoas, de a espiritualidade se espalhar mundo afora, partindo sobretudo das que conhecem o Racionalismo Cristão e colocam em prática no dia a dia os esclarecimentos que recebem nas reuniões públicas presenciais das casas racionalistas cristãs e os ensinamentos espiritualistas divulgados em suas mídias sociais e os contidos em sua literatura, que está à disposição de todos nas livrarias próprias.

Estudem a espiritualidade defendida pelo Racionalismo Cristão, entendam a razão de nada ocorrer por acaso em suas vidas, pois tudo no Universo está em perfeito equilíbrio como resultado da ação de leis evolutivas, a que todos também estão sujeitos. Ninguém pode fugir dessas leis transcendentes ou tentar enganá-las, porque elas são absolutas, livres, portanto, de qualquer sujeição ou dependência.

Todos são emanações individualizadas da Inteligência Universal, repetimos, todos são espíritos em evolução, com atributos a serem desenvolvidos em várias existências de posse de um corpo físico. Se ninguém consegue viver isolado neste mundo por muito tempo, o crescimento espiritual da humanidade só ocorrerá de forma tranquila e duradoura quando for feito em conjunto mediante a tão esperada boa convivência entre os povos. Somente nesse contexto espiritual evolutivo é que o progresso material estará voltado para o bem comum de forma justa, pois as condições sociais irão finalmente proporcionar a desejada felicidade coletiva.