Eis as nossas realizações em 2019

Neste final de ano, como nos anteriores, realizamos um balanço das atividades do Racionalismo Cristão e destacamos as mais importantes, que fizeram com que a nossa Filosofia se expandisse ainda mais em todo o mundo.

Comemorações e novas Casas. Em 25 de janeiro de 2019 – Comemoração do “Dia da Espiritualidade” nas casas racionalistas cristãs em âmbito mundial, homenageando os 109 anos de fundação do Racionalismo Cristão. Em 17 de maio de 2019 – ascensão a Filial do Correspondente Avon, Ma, Estados Unidos, que passou a denominar-se Filial Brockton, sob a direção do sr. Lívio de Andrade. Em 1º de junho de 2019 – Fundação do Correspondente Courneuve, localizado no Espaço Mathias, 4, Impasse Mathias, 93120, bairro La Courneuve, França, sob a direção do sr. Juscelino Dias. Em 18 de outubro de 2019 – Comemoração do 63º aniversário de inauguração da Casa-Chefe do Racionalismo Cristão, com realização de reunião cívico-espiritualista.

Novos livros. Tivemos o lançamento do volume 5 da coleção Clássicos do Racionalismo Cristão – Humberto Rodrigues; e o lançamento da 2ª edição de Espiritualidade, uma abordagem prática. Foi lançada também a publicação A vida em seu aspecto transcendente.

O Racionalismo Cristão na Internet. Com a modernização dos sites do Racionalismo Cristão levada a efeito no decorrer de 2018, os acessos por parte das pessoas interessadas em nossa filosofia espiritualista têm crescido de maneira geral, seja mediante procura por informações de nossas Casas no site www.racionalismocristao.org ou pela busca das publicações constantes no Portal www.arazao.org. Por meio da página no Facebook (www.facebook.com/racionalismocristao.org) são informadas as nossas solenidades, os programas da Rádio A Razão (www.radioarazao.com.br) e publicadas mensagens contendo os ensinamentos práticos da nossa Filosofia. Direcionadas ao público mais jovem, mantivemos as atividades no Instagram (www.instagram.com/racionalismocristao).

Foram produzidos pela Casa-Chefe até esta data 572 vídeos sobre o Racionalismo Cristão como filosofia de vida, sendo eles divulgados pelo canal próprio no YouTube (www.youtube.com/racionalismocristao), com mais de 900 mil visualizações em 2019 e o total de cerca de 120 mil horas de assistência por parte de seus usuários. Em outubro passado, foi alcançada a marca de 8 mil seguidores interessados no conteúdo dos vídeos disponibilizados.

Encontro de Jovens. No decorrer de 2019, ocorreram encontros de jovens em muitas localidades, num flagrante movimento crescente de interesse pelos ensinamentos racionalistas cristãos por parte de integrantes dessa faixa de idade, conforme foi amplamente noticiado no jornal A Razão. Nesta edição de dezembro de 2019 temos a reportagem sobre o 4º Encontro de Jovens da Casa-Chefe do Racionalismo Cristão, realizado em 19 de outubro de 2019, com o tema “Jovem, futuro e desafios do mercado de trabalho”, em sequência às comemorações dos 63 anos de inauguração da Sede Mundial do Racionalismo Cristão, que tem incentivado a realização desses encontros em várias regiões, evitando, assim, a locomoção dos participantes por grandes distâncias.

Novos militantes. Em 2019, chamou atenção o elevado ingresso de pessoas na militância de várias casas racionalistas cristas em âmbito mundial. O fato comprova o interesse de essas pessoas praticarem a autêntica filosofia de vida que é o Racionalismo Cristão, colocando-a a serviço do fortalecimento, esclarecimento e espiritualização dos seres humanos. Tal disposição de ânimo físico e moral, confirmatória da renovação dos quadros de militantes de nossas Casas por parte dos frequentadores assíduos às reuniões públicas e que pautam suas vidas dentro dos princípios racionalistas cristãos e da sua disciplina, possibilita que cada um, por esforço próprio, acelere o seu processo de evolução espiritual e progresso material por estarem utilizando-se desta poderosa ferramenta que é Racionalismo Cristão, expressando, com a prática da feliz decisão, seu amor à humanidade.

Grupos de estudos. Fundamentais para a compreensão dos ensinamentos espiritualistas divulgados pelo Racionalismo Cristão, em 2019, os grupos de estudos – importante fórum de debates sobre espiritualidade – utilizaram mensalmente material preparado e uniformizado pela Diretoria de Ação Doutrinária da Casa-Chefe, sendo oportuno destacar que, em dezembro deste ano, a Casa-Chefe completa 114 reuniões de seu Grupo de Estudos. Os vídeos gravados nesses encontros estão em nosso canal no YouTube à disposição dos estudiosos da filosofia racionalista cristã, para análise e reflexão.

Dia da Espiritualidade. O 110º aniversário de fundação do Racionalismo Cristão, ocorrida em 26 de janeiro de 1910 – data qualificada como “Dia da Espiritualidade” pela comunidade racionalista cristã –, será comemorado em todas as casas racionalistas cristãs com a realização de reunião cívico-espiritualista no dia 24 de janeiro de 2020, sexta-feira.

Férias Coletivas. Reconhecemos a luta empreendida pelos colaboradores que participam incansavelmente de todas as atividades nas casas racionalistas cristas. Então, para recuperar as energias para enfrentarem um novo ano que deverá ser de muito trabalho em prol do esclarecimento espiritual dos nossos semelhantes, decidimos pelas férias coletivas, que serão de 24 de dezembro de 2019 (terça-feira) a 5 de janeiro de 2020 (domingo), período em que não teremos reuniões em nossas Casas, devendo as atividades disciplinares ser retomadas no dia 6 de janeiro de 2020 (segunda-feira), com a realização das reuniões públicas nas casas racionalistas cristãs em todo o mundo.

Gratidão. Nada poderia ser feito durante o ano de 2019 caso não houvesse a indispensável participação dos prezados militantes, cuja dedicação ao Racionalismo Cristão devemos enaltecer sempre. Proclamamos, com nosso sentimento espiritual, a saudação de fim de ano, com os pensamentos direcionados aos servidores do Racionalismo Cristão, aos leitores e aos colaboradores de A Razão, extensiva aos entes queridos, almejando-lhes saúde e prosperidade em 2020.

Boa Leitura!