De uma ideia à realidade de hoje

Eis, na íntegra, o pronunciamento do presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, na reunião comemorativa dos 63 anos da inauguração da sede mundial dessa filosofia espiritualista, realizada em 18 de outubro de 2019:

“Ilustre auditório,

É com grande satisfação que nos reunimos anualmente para comemorar a inauguração deste verdadeiro monumento à liberdade, que é a sede mundial do Racionalismo Cristão.

Quase 110 anos já se passaram desde que Luiz de Mattos e Luiz Thomaz traçaram suas primeiras considerações sobre o que concluíram ser a autêntica espiritualidade. Esses mestres, através de muito estudo, experimentos e, sobretudo, disciplina, expuseram um método que revela um código de princípios universais e imutáveis que formaram a base e a essência da filosofia racionalista cristã.

Mas para que a humanidade pudesse ser beneficiada por esses salutares conhecimentos, era necessário divulgá-los de forma ampla e elevada.

Foi pensando nessa importante realidade que o saudoso mestre Antonio Cottas liderou a construção deste magnífico edifício e de dezenas de filiais do Racionalismo Cristão em todo o mundo.

Assim, durante os quase sete anos de duração da obra de construção deste prédio, contados desde a primeira ideia lançada em reunião no dia 13 de novembro de 1949 até o dia de sua inauguração, ocorrida em 20 de outubro de 1956, observamos lições edificantes de abnegação e desprendimento de todos que se entregaram incondicionalmente a este grandioso projeto, em benefício dos necessitados de apoio espiritual.

Naquela mesma reunião foi criada a comissão executora e de fiscalização das obras, nomeada por Antonio Cottas e composta pelos saudosos Roberto Dias Lopes, Francisco Pereira Torres, Luiz de Souza, José Pereira Fernandes Dias, Ezequiel Novaes Vieira de Castro, Nilo Ribeiro e Fredolin Sauer para gerenciar todo o processo de construção do novo prédio.

Foi também deliberado que esse empreendimento de enormes proporções para a época seria totalmente custeado pelos leais amigos da Filosofia, portanto sem qualquer ônus para o Racionalismo Cristão. E, como prova da boa-fé que os motivavam naquele momento elevado, trataram de subscrever imediatamente uma grande importância para o custeio das primeiras despesas com esse objetivo.

Primando pelo conforto e a comodidade dos assistentes, o projeto de construção do prédio que abrigaria a futura sede mundial do Racionalismo Cristão teve como destaque as linhas arquitetônicas em estilo Luís XVI, elaborado pelo engenheiro Américo Miranda, e a segurança do edifício caracterizada pela utilização de sapatas do mesmo sistema das empregadas na construção do antigo estádio do Maracanã.

Ao referir-se à inauguração desta Casa, Luiz de Mattos, em orientação de 17 de outubro de 1956, a todos calou profundamente com a franqueza de suas palavras: “Precisamos de instrumentos capazes, corajosos e valorosos que saibam que têm de lutar, que o viver não é um mar de rosas e sim de canseiras  e sacrifícios, porque nada de bom veio à Terra que não fosse guerreado, nada se fez de bom sem trabalho, sem sacrifício e sem renúncia, e os instrumentos do Racionalismo Cristão têm se esforçado, têm renunciado em muita coisa, em ações, trabalhos e sacrifícios e hão de renunciar ainda muito mais, porque sabem que sem isso não pode haver vitória,  a vitória no Racionalismo Cristão está na persistência, na compreensão, na abnegação e na dedicação de seus instrumentos.”

Sabemos que para muitos as palavras do mestre Luiz de Mattos podem parecer duras, mas sabemos também que estas mesmas palavras foram o espelho de sua conduta neste mundo e que somente por sua ação intrépida, pelo seu espírito de renúncia e muito sacrifício hoje podemos ser beneficiados por esta inigualável filosofia, isenta de misticismos, de preconceitos e totalmente independente para divulgar os seus salutares ensinamentos espiritualistas.

Ser espiritualista não é simplesmente concordar com um conjunto de conceitos e definições ou abraçar uma determinada ideologia. Trata-se de ter atitude, de retirar-se voluntariamente da própria comodidade, sair da zona de conforto intelectual e ter a coragem de rever posicionamentos, reavaliar condutas, enfim, aprimorar os atributos e faculdades espirituais. Com efeito, esse ampliar de perspectiva não é um fim em si mesmo, mas importante pressuposto para a prática constante, desinteressada e efetiva do bem.

Como espiritualistas queremos e podemos oferecer nossa contribuição concreta através da abertura das portas das casas racionalistas cristãs todas as segundas, quartas e sextas-feiras para a superação de problemas, crises e reveses por que passa grande parte dos membros da sociedade contemporânea, tão aflita e abalada por frustrações e violências.

Afirmamos isso porque a espiritualidade não é, minhas amigas e meus amigos, uma teoria abstrata, como ocorre ser o pensamento de muitos indivíduos, mas uma força viva, força que ultrapassa preconceitos e fronteiras, ignora e sobrepuja distinções étnicas e interesses mesquinhos, fazendo de povos distantes uns dos outros uma única família, como comprova, aliás, a integração e a relação de carinho e respeito entre os colaboradores da filosofia racionalista cristã em âmbito mundial.

Amigos, amanhã, a partir das 3h da tarde, aqui estaremos para receber a todos  no 4º Encontro de Jovens, com o tema Jovens: futuro e desafios do mercado de trabalho.

Este tem sido o tema deste ano nos encontros de jovens promovidos em várias partes do mundo através do Racionalismo Cristão. Temos procurado dar toda atenção e ajuda aos jovens, pois temos convicção de que muitos deles aqui estarão em nossos lugares dentro em breve.

A programação de amanhã é vasta e dará oportunidade para a troca de experiências e, claro, um grande aprendizado a todos, além da programação artística, que sempre encanta a todos. Em nossa abordagem sobre o tema procuraremos dar uma visão transcendente, pois queremos levar aos jovens maior consciência espiritual que poderá representar a eles um grande diferencial em suas experiências corporativas e individuais. Estamos convictos de que no campo da espiritualidade os jovens encontrarão a chave para uma vida profissional de sucesso, de onde destacamos a importância da disciplina, autocontrole, esmero, honestidade, serenidade, força do pensamento, organização e relacionamentos saudáveis.

Queridos jovens, tudo na vida demanda determinação, esforço e, muitas vezes, sacrifícios, como acabamos de relatar sobre algumas figuras na construção deste prédio. O futuro venturoso em suas vidas depende exclusivamente de vocês, para construí-lo promissor. Não esperem encontrar abertas as portas do êxito. Elas estão fechadas, e bem fechadas, para os que tudo querem alcançar sem trabalho, sem esforço e sem bons pensamentos e sentimentos. Mas não resistem às arremetidas dos que as querem realmente abrir com valor e coragem, e por elas entrar com resolução. O mundo sempre se curva diante dos jovens fortes de espírito.

Muito obrigado.”