Filial São Vicente comemora 58 anos de fundação

A Filial Ilha de São Vicente (Cabo Verde) do Racionalismo Cristão, localizada na Rua Clarimundo Faria de Andrade, Alto de Santo Antonio, comemorou em de abril deste ano, 58 anos da sua fundação e 25 da construção da sua sede própria. Com o recinto lotado de militantes, assistentes e amigos do Racionalismo Cristão, foi dado início à reunião cívico-espiritualista e em seguida declarada aberta a parte cívica.

Para comemorar a data, além da reunião cívico-espiritualista foi realizado em 13 de abril Fórum Saúde Integral,  supervisionado pela militante da Filial, Sílvia Pires, com debates sobre Nutrição, Depressão e Ansiedade, com a presença de Camilo Neves, Maria Adelaide Delgado, Herculano Cruz e Diva Gomes.

No decurso do ato cívico, figuras racionalistas cristãs, já desencarnadas, que muito contribuíram pela afirmação do Racionalismo Cristão em Cabo Verde, foram referenciadas e homenageadas, com palavras elogiosas. No final da reunião cívico-espiritualista, foi lida mensagem da Casa-Chefe. Ao término do programa os militantes da Filial Ilha de São Vicente, assistentes, familiares, simpatizantes e amigos do Racionalismo Cristão, participaram de um almoço de confraternização na Quinta do militante Pedro Rocha, em Ribeira de Vinha. Também as crianças frequentadoras da Casa tiveram seu almoço de confraternização. Foi no dia 27 na área contígua à Sala Edith de Moraes.

Agradecimentos

O presidente da Casa aniversariante, Antero Filipe dos Santos, abriu a reunião cívico-espiritualista com agradecimentos à presença de todos e citou figuras que engrandeceram o Racionalismo Cristão na Ilha de São Vicente.

Sem dúvida, mais um momento de muita meditação e de balanço do percurso que esta Filial vem encetando ao longo desses anos e ajuizar se valeu a pena todo o esforço da sua militância notória  de estruturar esta Casa e de praticar os Princípios e a Disciplina fortalecedora da alma, postulados nas obras essenciais editadas pela Casa-Chefe do Racionalismo Cristão.

Despedimos-nos desta efeméride, augurando votos de muitos sucessos, tanto espirituais como materiais, a todos quantos se dignaram tomar parte nestas festividades alusivas a mais um ano de afirmação desta Filial.

Preocupações

O presidente da Filial Madeiralzinho, Antonio Almeida Fortes,  afirmou que as calamidades que ocorrem neste mundo são preocupantes para quem não se acha devidamente preparado para o descalabro dos choques que se generalizam de forma frequente. É a escola em que os seres humanos se encontram inseridos, como efeito de causas remotas e recentes, produto de destinos e de cataclismos da própria natureza, para completar o quadro devastador em que se navega por merecimento da própria conjuntura das sociedades dos seres pensantes.

Conscientes das adversidades existenciais, porém, os racionalistas cristãos tornam-se mais fortes do que as circunstâncias, para viver com um sorriso nos lábios para animar os tristes e caídos, pois conhecem bem a frase dos entes queridos do Astral Superior, que aconselham que na vida tudo passa, dependendo apenas de uma questão de tempo.

Que mais fazer neste mundo, senão procurar por caminhos certos, isto é, na base de pensamentos elevados, sentimentos puros e práticas consentâneas com os princípios que dão forma à vida racional!

O espírito, ao desertar da caverna ou da selva, onde todos desabrocham como pessoas ainda incipientes, foi ganhando discernimento num processo milenar de encarnação/desencarnação, até atingir o grau de maturidade espiritual que lhe permite conhecer-se como Luz que emana da Força Criadora e, como tal, para obedecer as leis evolutivas, conjugadas com o direito natural, bases desta sublime Filosofia que, para muitos, é e será sempre um verdadeiro encanto, quando entendido e prestado o devido culto, pelas verdades concebidas pelos mestres da espiritualidade.

É desta forma que o esclarecimento é absorvido, libertando-se do ranço entranhado no subconsciente, num mundo em que o sofrimento tem por causa o mau viver na maioria dos encarnados.

E pergunta-se: onde está a consciência, aquele instrumento da alma que se diz ser um campo privilegiado onde se manifestam, na sua evidência, as verdades mais altas que o ser humano pode alcançar e o princípio de tais verdades, isto é, o Grande Foco, que dá vida ao Universo?

Um dos grandes males reside na preguiça mental, nos sentimentos de ordem inferior e no pouco caso pelo apego à conduta retilínea, trilogia baseada na razão que baseia tudo o que bom e justo.

Opção de vida

A Filial Ribeirinha foi representada pela senhora Neusa Lopes Brito, que assim se pronunciou; “Cara assistência, a comemoração de um aniversário é sempre a reafirmação da vontade férrea da comunidade aniversariante na labuta em prol do esclarecimento espiritual, para que nossa filosofia espiritualista seja a cada dia uma opção de vida aos encarnados, particularmente nesta ilha.

Esta Filosofia, como é sobejamente sabido, tem como finalidade o Bem, no seu mais amplo sentido, e impõe a cada militante que dê o seu quinhão, de acordo com a sua capacidade, sim, mas exigindo o máximo de si próprio para cumprir os Princípios doutrinários e desideratos expressos no livro Prática do Racionalismo Cristão, de modo a fazer de cada Filial ou Correspondente um viveiro de militantes/cidadãos que, em todas as ocasiões da vida, sejam legítimos “embaixadores” do Racionalismo Cristão.

Por isso, cada aniversário celebrado é também momento de reflexão e partilha, no sentido do reforço da união entre as casas racionalistas cristãs.