Características da vidência mediúnica

O dicionário online de Português (w.w.w. dici.com.br) nos diz que médium é uma pessoa que supostamente possuiu dons ou capacidade de perceber ações, situações ou coisas sobrenaturais, ou, de acordo com o dicionário Priberam (https://dicionáriopriberam.org ), pessoa que crê servir de intermediária entre vivos e os espíritos.

A ciência ainda engatinha quanto à conclusão sobre a natureza dessa faculdade que todos os espíritos trazem com maior ou menor intensidade em suas encarnações, podendo ou não desenvolvê-las com suas convicções e necessidades. Não vamos entrar neste artigo nas nuances que fundamentam as situações que envolvem essa ou aquela necessidade de ser ou não um instrumento mediúnico. Vamos mostrar, contudo, com clareza como se processa a modalidade mediúnica da vidência.

Temos em nossa mente, já bem desenvolvida pelos esclarecimentos espirituais prodigalizados pelo Racionalismo Cristão, que todos somos médiuns e que a vida fora da matéria é uma realidade. Portanto, não precisamos pensar que estamos “loucos” ou que nossas visões são fantasias de uma mente doentia. Na verdade, elas são reais desde que confiemos naquilo que aprendemos e principalmente que mantenhamos a confiança que devemos ter em nós mesmos. Os médiuns do Racionalismo Cristão precisam ter a forte convicção de sua espiritualidade para atuar de forma simples, porém com firmeza nas correntes fluídicas. Na nossa modesta opinião, a vidência é a forma de ver o que acontece no mundo espiritual no momento, ou seja, o médium vê com os olhos da matéria o mundo invisível de forma clara, sentindo toda a sua magnitude.

A vidência mediúnica pode apresentar-se por quatro grandes e fortes visões:

  1. Visões magníficas do Astral Superior, que podem apresentar-se em formas geométricas muito parecidas com a tecnologia da holografia. Vemos, também, as auras das pessoas, mas nos é difícil interpretá-las corretamente, pois a perfeição da visão e a leitura perfeita da aura pertencem aos espíritos do Astral Superior. Os médiuns somente percebem suas nuances. Um exemplo perfeito desse fenômeno ocorre durante a formação das correntes, situação em que, através do médium, são perfiladas pelos espíritos formadores da corrente as auras dos militantes presentes à mesa dos trabalhos na posição que devem ocupar à mesa das reuniões, seja na reunião pública, seja de desdobramento.
  2. Durante as reuniões públicas ou de desdobramento nas casas racionalistas cristãs, os médiuns videntes podem observar a atuação das Forças Superiores no cumprimento das tarefas espirituais, jorrando fluidos benéficos em forma de gotículas de prata ou mesmo um tipo de névoa. Observa-se, também, em volta da mesa dos trabalhos, um lindo foco de luz envolvendo todos os militantes. Os médiuns videntes podem contemplar, ainda, a magnifica visão do Presidente Astral envolvendo o orientador da reunião.
  3. Os médiuns videntes, na vivência diária, podem constatar várias formas de visões, das mais sutis às mais grotescas, dependendo do grau de materialização em que os espíritos desencarnados se encontram. Isso, também, pode variar conforme as vibrações que estão presentes nos ambientes em que os pensamentos estão voltados para as piores situações que o ser humano pode emitir. Se descuidarmos, podemos até conversar com o espírito desencarnado, tamanha a perturbação que sua presença causa aos médiuns videntes. Por isso, o médium precisa estar muito bem preparado e esclarecido para saber separar o joio do trigo.
  4. Em certos ambientes, a vidência de uma nuvem escura é uma constante no planeta Terra, levando muitos médiuns sem esclarecimento ao desequilíbrio psíquico por acharem que estão loucos. É preciso muito estudo e preparo mental para lidar com essas sensibilidades. Só com esse preparo mental e convicto de suas responsabilidades é que o médium vidente pode prestar serviço ao Astral Superior nas casas racionalistas cristãs.

Todo médium consciente de suas obrigações deve estar sempre se aprimorando para o crescimento da mediunidade através do estudo dedicado aos livros editados pela Casa-Chefe do Racionalismo Cristão. Somente assim, poderá receber orientações dos espíritos que já passaram pelo planeta Terra, exercendo essa função tão delicada neste mundo e mostrando responsabilidade com a causa que abraçou, principalmente sendo fidedigno à disciplina de nosso livro PRC13. Citamos, ainda, o livro que comprova toda essa narrativa de vidência, a obra A vida fora da matéria, 24º edição.

Finalmente, sugerimos aos médiuns videntes, para controlem de sua mediunidade, a leitura do manual Mediunidade e médiuns, edição de 2015, Como cheguei à verdade, por Maria de Oliveira, 9º edição, e a A Harmonia Universal e a evolução espiritual, 2ª edição, por Caruso Samel, capítulo 12.