Ensinamentos do RC facilitam a harmonia com os que o cercam

Tenho 34 anos e sete irmãos. Ultimamente tenho tido conflitos de ideias com a minha mãe, porque ela, por ser minha mãe, se acha no direito de falar tudo que bem entender sobre mim e meus irmãos, e se é contestada acha que filhos não podem chamar os pais à razão quando eles não a tenham. Nasci no seio de uma família desestruturada, sem apoio de pai. Tive somente apoio da minha mãe e sou grato pelo que ela tem feito por mim e os meus irmãos, porque sem ela eu e eles não estaríamos aqui hoje como estamos.

Eu tive oportunidade de enveredar por caminhos tortuosos quando minha mãe foi para para outro país em busca de uma vida melhor para nós. Ela me deixou com 14 anos de idade com os meus quatro irmãos morando na mesma casa, porque as minhas irmãs já moravam nas suas casas. Minha mãe retornou quando eu já tinha 30 anos. Formei-me adulto sem a presença dos meus pais na fase mais crítica da minha vida, que é a transição de criança para a juventude, mas graças aos conselhos que recebi dos meus pais e das pessoas mais idosas da minha zona me tornei o homem que sou hoje.

Queria que vocês me orientassem na forma que tenho de agir em certos momentos da minha vida em que, tendo ou não razão, me transformo a ponto de não poder controlar a mim próprio, acabando por me machucar e machucar quem está ao meu lado.

Resposta: Prezado, nos ensina o Racionalismo Cristão que todos somos espíritos imperfeitos vivendo várias experiências físicas em um planeta que é uma escola; e em cada uma delas, buscando nos aproximar ao máximo da perfeição. Esse aperfeiçoamento é adquirido pelas lutas que empreendemos individualmente, acertando e errando, mas refletindo sobre os nossos erros e tentando modificá-los, nunca procurando modificar ou maldizer os erros alheios, pois cada um é responsável por si mesmo, pela sua própria evolução, ou, até mesmo, estagnação.

Essa reflexão é o que você vem fazendo, admitindo seus erros e esforçando-se por não mais os cometer e reconhecendo o valor de sua mãe, ao colocar-se no lugar dela e admitir as dificuldades que ela enfrentou.

Aprendemos pelos ensinamentos adquiridos através do livro Racionalismo Cristão, 45ª edição, que, como espíritos que somos, precisamos desenvolver atributos espirituais que são elencados no capítulo Espírito, desse livro, e entre esses atributos destacamos a vontade e o domínio próprio, este último relacionado ao controle dos nossos ímpetos, para  que não venhamos a nos arrepender.

São ensinamentos que, se colocados em prática, juntamente com as virtudes da empatia, da tolerância, da compreensão, da calma e da serenidade, são capazes de nos modificar para melhor, pelo entendimento da diversidade de classes espirituais existentes entre todos os seres humanos, que, como espíritos em existência física, estão subordinados às leis evolutivas de causa e efeito e de atração, esta última atrelada à vibração de seus pensamentos e ações. Assim, pensar e agir bem só podem atrair o bem.

Acreditamos na sua vontade sincera de modificar-se; por isso, sugerimos a leitura desse valoroso livro, Racionalismo Cristão, 45ª edição, que você pode obter através do site: www.livrariarc.net/

Além das orientações contidas nesse livro, esta filosofia espiritualista ensina a praticar no lar a limpeza psíquica, que são vibrações de pensamentos direcionados às Forças Superiores – espíritos que não mais precisam de um corpo físico, pois já venceram todas as etapas da evolução terrena – sem nenhuma conotação de pedido ou súplica, mas com a finalidade de obter o fortalecimento espiritual para prosseguir em sua caminhada evolutiva sempre com o objetivo de praticar o bem.

A forma de realizar a limpeza psíquica no lar está explicada no site: www.racionalismocristao.org/pt/atividades/limpeza-psiquica/. Outra maneira de adquirir esses conhecimentos e participar dessa mesma limpeza psíquica coletivamente é através das reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs, mas como no momento as reuniões presenciais do Racionalismo Cristão em todo o mundo estão suspensas, a sede mundial dessa Filosofia decidiu que filiais podem fazer reuniões a distância, às segundas, quartas e sextas-feiras, via internet.

Para participar dessas reuniões do Racionalismo Cristão a distância, sugerimos que envie um WhatsApp para +55 21 99722 7845, a fim de receber um convite e integrar a reunião mais próxima de sua região geográfica. Existe também a opção de assistir pelo Youtube no computador, no tablet, ou no celular a uma reunião a distância, com o presidente Gilberto Silva, às terças e quintas-feiras, às 16 horas, e às 20 horas, em forma de Conversa com o Presidente, abordando temas sugeridos pelos assistentes, através do site: www.youtube.com/c/racionalismocristao

Temos a certeza de que você está imbuído da sincera e forte vontade de estabelecer uma convivência harmônica com sua mãe; e o Racionalismo Cristão lhe proporciona todas as condições necessárias para que você, por autoconhecimento e esforço próprio, promova interiormente as mudanças necessárias para que isto ocorra.