Entenda e respeite a forma dos filhos encararem a vida

Gostaria de uma orientação. Tenho uma filha, já adulta, mas sem maturidade. Jovem, teve criação péssima, tenho consciência disso, porque na infância tinha tudo que queria. Eu achava que estava agindo certo, até porque foi criada sem pai, e eu queria consolá-la fazendo suas vontades para substituir a falta dele. Errado, mas só agora estou tendo consciência disso.

Ela fez faculdade e mestrado, se formou. Está trabalhando no que se formou, mas sem carteira assinada. É muito inteligente, capacitada para fazer qualquer serviço. Tem sensibilidade muito aguçada e mediunidade bem adiantada, mas não conseguimos nos entender. Comigo ela é muito rebelde. Faço as irradiações nas horas certas, tenho disciplina nos meus afazeres, estou estudando as obras, me esforçando, enfim, para seguir os ensinamentos que aprendo. Tem horas que não sei o que fazer, ela não acredita em nada. Quando faço as irradiacoes, ela ouve, mesmo estando no quarto dela, porque escuto o áudio. Agora estou fluidificando a água, até a que ela toma, mas não a deixo ver. Ela frequentou a filosofia quando criança, eu ia e a levava. Depois tive que parar de ir, e fazia as irradiacões em casa, e ela acompanhava. Mas a rebeldia dela comigo sempre existiu e agora está pior. Não sei mais o que fazer, já tentei conversar com ela, mas não me escuta, diz que sou tóxica para ela.

Gostaria que fosse minha amiga, me tratasse de outra forma, mas ela não me compreende. Penso que errei muito na educação dela, embora tenha estudado em colégios bons, passou para uma faculdade federal, teve boa educação escolar. Acho que ela é assim comigo porque tive também que tratar de minha mãe, que ficou doente. Minha tia foi morar com a gente, logo que me separei, para me ajudar, ela também era racionalista cristã.  Acho que ela pensa que não lhe dei a atenção necessária. Deve ter ligação com a infância dela esta rebeldia, porque ela só é assim comigo.

Desculpe o texto extenso, mas detalhei, para vocês saberem o que aconteceu. O meu sonho agora é que ela se volte para o Racionalismo Cristão.

Resposta: Prezada, sugerimos meditar sobre o seguinte: quem sabe não está criando uma dependência e uma ansiedade relacionada à necessidade de conquistar imediatamente a amizade e o reconhecimento de sua filha? Ela é um espírito como nós, com qualidades e defeitos, mas esforçando-se em fazer a sua evolução se autoafirmando, independentemente do que você pensa e age. Observe que, em sua procura pelo seu aperfeiçoamento, ela tem facetas positivas que devem ser ressaltadas sobre suas imperfeições.

E é preciso, portanto, respeitar o seu livre-arbítrio e o seu tempo evolutivo sem nada exigir ou cobrar em troca, pois você, como mãe extremosa que foi e é, servirá de parâmetro para o seu desenvolvimento espiritual,  pelos exemplos oferecidos e pelo que, inconscientemente, ela pôde absorver na infância e continua a absorver.

Aconselhamos que respeite as escolhas dela, mesmo que não sejam iguais às suas em relação à espiritualidade. Viva o momento presente com coragem, sem medo do futuro, de que ela possa sair de sua tutela, pois isso será inevitável e precisa ser encarado com naturalidade, para que não se enfraqueça. Por isso, projete sempre em sua mente um futuro auspicioso.Lembre-se sempre de cultivar os atributos da paciência e da tolerância, virtudes que devem ser encaradas como única forma de aproximar-se de sua filha.