Entendam a importância do estudo, disciplina e trabalho

Entre tantas orientações que damos, podemos lembrar a importância do estudo, da disciplina e do trabalho como fatores que também conduzem ao esclarecimento, ao progresso material e à evolução espiritual dos seres humanos. O estudo pede conhecimentos no campo da espiritualidade, a disciplina deve ser fundamentada no respeito próprio e ao semelhante e o trabalho exige relação harmônica com o aprimoramento do caráter e da moral, tudo de acordo com o que preceituam os princípios racionalistas cristãos.

Nosso alerta é no sentido de que todos devem ter em mente a importância do estudo, da disciplina e do trabalho. As pessoas indisciplinadas, que comprometem a convivência social com esse tipo de comportamento, as que trabalham ignorando a dimensão transcendente da atividade laboral e as que acham o estudo desnecessário ao fazerem pouco caso dos fenômenos metafísicos são fortes candidatas ao fracasso material e espiritual.

Observem, por exemplo, as atividades das casas racionalistas cristãs em âmbito mundial: todas são antecedidas pela limpeza psíquica do ambiente e dos participantes e realizadas nos horários determinados, porque resultam dessa concentração de pensamentos e da disciplina formadora das correntes vibracionais que lhes dão sustentação, o êxito e a segurança pretendidos pelas Forças Superiores que coordenam as reuniões espiritualistas realizadas.

As casas racionalistas cristãs têm disciplina específica para todas as atividades que realizam: horários para iniciar as reuniões, para os reflexos de pensamentos e respectivas considerações por parte dos orientadores de reuniões públicas, sempre fundamentadas no estudo da espiritualidade defendida pelo Racionalismo Cristão, bem como para as fortalecedoras e esclarecedoras orientações do Astral Superior. São momentos em que as ações espiritualistas de natureza mediúnica coordenadas pelas Forças Superiores estão ligadas à sua essência moral e ética, não são confabulações entre vivos e mortos, como preceitua a doutrina espírita.

Portanto, os fenômenos transcendentes, por sua própria natureza, fogem à percepção dos sentidos humanos, ultrapassam o ambiente físico em que as pessoas vivem. Por isso, o estudo minucioso dessa realidade invisível é importantíssimo, sobretudo se os ensinamentos absorvidos forem colocados em prática no dia a dia. Para tanto, é necessário concentrar-se no estudo com o propósito de chegar a conclusões acertadas, sem colocar na apreciação dos fatos metafísicos prevenções, mitos, tabus e fantasias já seculares.

As orientações recebidas nas casas racionalistas cristãs têm por fim levar o esclarecimento espiritual às pessoas que assistem às reuniões públicas, especialmente aos assistentes que comparecem pela primeira vez, a fim de os despertar para a espiritualidade. Os exemplos de disciplina, estudo e trabalho próprios da realidade espiritualista que o Racionalismo Cristão defende e divulga servem de estímulo a todos que queiram seguir pelo caminho da prosperidade material levando sempre em conta as oportunidades que trazem simultâneo crescimento espiritual, comportamento que deve considerar o trabalho honesto, contínuo e bem feito como uma exigência moral, seguir um método disciplinar individual como condição necessária ao bom convívio coletivo e exigir estudo rigoroso dos fenômenos transcendentes como base de entendimento da vida real, que é a vida espiritual, ao considerar a matéria física densa apenas como meio necessário à evolução na Terra.