Escolha seu caminho

Escolha seu caminho
A Doutrina Racionalista Cristã completa 107 anos, e nós, como alunos entusiastas, sempre relembramos seus ensinamentos e sua determinação de esclarecer todos que a procuram para viver melhor.
Aprendemos que as lições estão em toda parte, em todos os acontecimentos, sejam bons ou ruins, próximos ou distantes de nós. Em nosso modo de ver as coisas, a vida deve ser apreciada em sua magnitude, aproveitando as lições impostas pela trajetória escolhida por nosso livre-arbítrio. Sabemos que os ensinamentos são iguais para todos, mas o aproveitamento é individual, depende de nossa dedicação em querer aprender e pô-los em ação constante.
Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas nos entraves naturais de uma escola, a doutrina racionalista cristã continuará a esclarecer os porquês da vida e educar os seres a se conduzirem de maneira segura, esperando que todos possam ter de sua passagem pela Terra um bom aproveitamento.
Os seres humanos têm buscado chegar a seu ápice de inúmeras maneiras, passando por diferentes situações sem mesmo se perguntarem por que tantos caminhos diferentes levando a um único objetivo.
Ignorando por que vivem, cometem falhas que deveriam ser evitadas a todo custo, pois atrasam sua evolução espiritual, desviando-os do percurso traçado e alongando a distância que os separa de um viver espiritual pleno.
É certo que o objetivo deve ser o mesmo para todos, mas os caminhos são diferentes. Embora de um modo geral todos os caminhos devam levar ao mesmo ponto, existem maneiras de chegar mais proveitosas e sem grandes tropeços.
Podemos dizer que o Racionalismo Cristão é o caminho ideal para o aperfeiçoamento que todos procuram, seguir por ele requer força de vontade e aprendizado constante, não diríamos que seja o mais curto ou mais fácil, mas certamente muito seguro, pois nos dá conhecimento suficiente para entendermos nossa presença nesta caminhada evolutiva.
Trilhar por caminhos incertos como aventureiros pode trazer a falsa ilusão de atalhos que geralmente não levam a lugar algum, simplesmente nos atrasam e o desânimo de prosseguir aparece rapidamente.
Nós, racionalistas cristãos, não procuramos atalhos, seguimos nosso trajeto na convicção de estarmos dando passos seguros rumo ao esclarecimento espiritual, consequentemente indo ao encontro da meta desejada.
As lições apresentadas no planeta Terra parecem estar codificadas, e somente com a espiritualidade posta em pratica poderemos decifrar os enigmas que surgem.
A vida material corrompe os ideais almejados da vida espiritual, forçando-nos a juntar, angariar, acumular, guardar, enfim, lutar por todos os haveres possíveis, pois vivemos para o consumo, e muitas vezes não importa a maneira de conseguir e, sim, apenas conseguirmos.
Em contrapartida, quando sabemos a razão da vida… que é o esclarecimento e crescimento espiritual, notamos que esses haveres só têm sentido se soubermos valorizar e utilizar humanitariamente tudo que conseguirmos.
O aperfeiçoamento espiritual, que é a meta do espírito encarnado, ao contrário do material, em que temos que juntar bens, pede uma compreensão diferente: quanto mais doarmos nossas qualidades mais as teremos. Então, a solução é distribuir, compartilhar, ceder, dividir todas as nossas virtudes com nossos semelhantes, e com essas ações postas em prática o nosso caminho escolhido estará sendo trilhado com sabedoria.
Vir ao Racionalismo Cristão, ouvir suas explanações e ensinamentos pondo-os em prática na vida diária, poderíamos comparar a dois motoristas a buscar determinado endereço, um com gps atualizado e outro dependendo de tentativas de erros e acertos a lhe indicar o caminho correto.
A bússola norteadora que temos aqui não se compara…, apenas a estudamos minuciosamente em suas entrelinhas, para traçar o melhor caminho a ser percorrido em nossas vidas, pois ninguém fará essa caminhada por nós, cada um terá que enfrentar esse caminho com as habilidades adquiridas no decorrer de sua trajetória evolutiva e no emprego de seu livre-arbítrio sempre buscando alternativas eficientes para chegar ao aproveitamento pleno de sua estada nesta escola.
A escolha do caminho é sua, lembre-se de estar atento às oportunidades que surjam, pois com perseverança e escolhas corretas chegará no final da jornada com satisfação de ter cumprido seu objetivo.
Parabéns aos mestres e aos alunos do Racionalismo Cristão, pois todos têm muito a ensinar e principalmente muito mais a aprender nesse caminho escolhido.
Edison Alexandre
Militante da Filial São José do Rio Preto (SP)