Espiritualidade, cultura e lazer

A Filial de Itaquaquecetuba (São Paulo) do Racionalismo Cristão realizou a sétima edição do evento Espiritualidade, cultura e lazer, pela primeira vez a distância, através da plataforma de reuniões Google Meet. Por iniciativa da presidente da Filial, Ivanise Monfredini, e com aprovação da sede mundial do RC, o evento foi criado em 2014, com o objetivo de divulgar os conhecimentos do Racionalismo Cristão por meio da cultura nas suas mais variadas expressões, como a música, a dança, a pintura, o teatro, a ciência, estimulando a participação de jovens racionalistas cristãos.

Como neste ano, entre as medidas preventivas da Covid 19, impõem-se o isolamento, o evento teve que se adaptar e foi realizado pela primeira vez no formato de live, que teve excelente acolhida, alcançando a capacidade máxima de 100 conexões, limite do Google Meet, o que permite calcular a média de 300 pessoas participando. Os organizadores do evento agradecem àqueles que o abrilhantaram com sua participação, desde o público atento e vibrante, aos convidados que, com suas palavras e arte, encantaram a todos.

O presidente internacional do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, abriu o evento e, dirigindo-se aos jovens, destacou como a nossa filosofia espiritualista contribui para a superação de reveses e para uma vida plena em todos os campos de atuação, voltada para o desenvolvimento espiritual.

A programação que se seguiu foi do agrado geral e teve muita música, a cargo dos professores pianistas, o jazzista Theo Cancello e o compositor Ricardo de Deus.

A participação dos jovens se organizou e foi desenvolvida em torno de dois temas: como o Racionalismo Cristão contribui com os jovens e como os jovens podem contribuir com o RC. O grupo de Jovens do RC apresentou, por meio de Isabela Tiemi Koga e de Pedro Felipe Lopes Fazzito Martins, o resultado de suas reflexões. Como afirmou Isabela, “essa filosofia esclarece e espiritualiza todos, independentemente da idade. Mas é importante que os pais pratiquem os ensinamentos com primazia e consigam direcionar os filhos logo no início de sua trajetória terrena. Estaremos unidos para fortalecer essa comunidade jovem!”

Os depoimentos de Isabela e Pedro demonstraram responsabilidade e, principalmente, disposição ao estudo e ao diálogo entre gerações.

A jovem Glória Eduarda, da Filial Itaquaquecetuba, fez a pesquisa na literatura, apresentando conhecimentos e práticas recomendadas pelo Racionalismo Cristão que fortalecem espiritualmente, para que o jovem mantenha sua personalidade e estabeleça relacionamentos saudáveis na escola, por exemplo.

Theo Cancello interpretou músicas brasileiras, de Ernesto Nazaré, Chiquinha Gonzaga e Tom Jobim, além do romântico Smoke gets in your eyes, com muita mestria, alegrando os participantes com sua performance.

O militante Luiz Orlando Lopes foi homenageado pelo seu exemplo de dedicação à Filial, desde a sua fundação. Na Filial é o militante com o mais alto índice de juventude, igual a 91 anos. A placa em sua homenagem foi enviada por serviço de entrega, devido ao isolamento, e entregue por seu filho Irasson Cordeiro Lopes, no momento do evento.

Caminhando para o final tivemos a palestra de Thiago M. da Silva sobre O Tempo, na qual fez um breve histórico de como a humanidade abordou o tema desde os tempos da filosofia grega até a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, sendo possível perceber como as conclusões da Ciência se aproximam dos conhecimentos espiritualistas. Ainda presos à matéria densa, estamos sujeitos ao tempo-espaço, mas a medida que o espírito alça a campos astrais superiores, o tempo será outro, o do presente eterno, impossível de ser vivido nesse plano material, sequer perscrutado, como sugere o trecho de poema de William Blake, citado na palestra: Para ver o mundo num grão de areia, [..]Segure o infinito na palma de sua mão […]”.

A seguir, ao piano, Ricardo de Deus apresentou três composições de sua autoria, trazendo-nos sublimes momentos de transcendência. A Presidente Ivanise Monfredini encerrou o evento com o tema  Vibrações da Inteligência Universal, com citações de Luiz de Mattos.

A duração do Espiritualidade, cultura e lazer – 2020, no sábado, 26 de setembro, foi de duas horas, das 15h às 17h. Os organizadores agradecem a todos que participaram e anunciam para o próximo ano talvez a modalidade híbrida, porque, afirmam, a live veio para ficar.

Com colaboração de:

Ivanise Monfredini, presidente da Filial Itaquaquecetuba (SP) e

Cláudio Magalhães, conselheiro da Filial Itaquaquecetuba.