Estudo sistemático do RC afasta o ser de dogmas e misticismos

Eu gostaria de saber se estou fazendo certo. Rezo um Pai Nosso, uma Ave Maria, rezo a oração dos anjos, rezo o Credo, que são orações que eu gosto de fazer diariamente. Depois rezo essa limpeza psíquica por 10 minutos. Após isso, aproveitando a presença dos seres de luz benditos, peço as graças que desejo para minha vida. Depois agradeço as graças e rezo um Pai Nosso de encerramento. Está correto?

Resposta: Prezada, o Racionalismo Cristão procura, através de seu livro essencial Racionalismo Cristão, 45ª edição, e de suas reuniões públicas, explicar que todo ser humano é um espírito possuidor de uma faculdade denominada livre-arbítrio, ou seja, possui a capacidade de raciocinar e exercer as suas escolhas de acordo com o direcionamento que der ao atributo espiritual do raciocínio. Por isso, assim se expressa nesse mesmo livro:

“Os estudiosos do Racionalismo Cristão aprendem a confiar em si mesmos, na sua capacidade moral e no poder da vontade para lutar e vencer. Não são, por isso, adoradores, nem pedinchões, nem lamuriosos. Sabem que são grandes os obstáculos que surgem, a cada passo, no caminho da vida, mas que os poderão vencer com os próprios recursos espirituais de que dispõem.”

“Assim, faz-se necessário que cada um cumpra o seu dever, realizando a parte que lhe compete, com a atenção, os olhos, a alma voltados para o fim principal da existência, que é a evolução espiritual.“

“Nos princípios racionalistas cristãos consolidam-se conceitos e orientações de comportamento íntegro para as pessoas que o queiram praticar. O conhecimento da vida real é um processo contínuo de estudo. Por isso o Racionalismo Cristão faz um apelo eloquente e constante ao estudo e ao raciocínio, no sentido de que a humanidade compreenda a necessidade imperiosa de se entregar a perseverante esforço, para se tornar melhor e crescer espiritualmente.”

“Este livro, dentro da sua natural simplicidade, é bem profundo e deve ser visto pelo leitor como um alicerce de conhecimentos espiritualistas, cujo vigamento é forçoso erguer por esforço próprio. Trata-se de um trabalho sério de pesquisa e elucidação para leitura e consulta, capaz de abrir novos horizontes, com a amplitude da visão panorâmica que coloca diante dos olhos perspectivas que poderão contribuir para imprimir nova orientação à vida, e fazer com que ela se modifique, a cada passo, para melhor, alcançando um sentido mais prático, mais amplo, mais objetivo, mais seguro e autêntico.”

Como vê, ao aproximar-se dos ensinamentos desta filosofia espiritualista através do seu estudo, a pessoa vai pouco a pouco desprendendo-se de dogmas e misticismos, pelo uso que passa a fazer dos atributos espirituais do raciocínio e da coragem, tornando-se um ser independente e praticando diariamente durante apenas cinco minutos a limpeza psíquica, que não são orações nem pedidos, mas vibrações de pensamentos dirigidos ao Astral Superior em favor da humanidade; e com isto também sendo beneficiada.

Sugerimos, portanto, para maior entendimento do que propõe esta filosofia espiritualista, a participar das reuniões públicas de limpeza psíquica e esclarecimento espiritual e a estudar o livro Racionalismo Cristão, 45ª edição, que pode ser adquirido pelo site www.livrariarc.net.