Evolução espiritual, o verdadeiro caminho

A família é o esteio de nossas vidas, mas isso está muito desgastado pelo tempo; o respeito à moda antiga que existia pelos pais, avós, tios foi perdendo o seu valor. A evolução tecnológica é necessária, traz muitas facilidades, faz parte de um crescimento, cria ferramentas importantes na ciência, na educação, na comunicação, mas é preciso ter equilíbrio para não menosprezarmos os valores que herdamos. Hoje grande parte das pessoas se prende mais ao avanço da tecnologia, mudando completamente o comportamento, a educação que tivemos no passado, dando maior importância ao que oferecem as redes sociais do que a convivência familiar.

Os pais, de certo modo, se distanciaram da educação dos filhos. A boa educação e os bons exemplos são fundamentais para a formação da personalidade.  E o que é preocupante: isso já começa na infância, em que uma criança já passa muito tempo com um celular nas mãos, substituindo a naturalidade pelo moderno, bem diferente de gerações mais antigas.

A cada dia nos tempos atuais o diálogo entre pais e filhos está mais distante. As pessoas vivem muito mais materialmente, vivem mais o presente, sem projetar o amanhã, perdendo cada vez mais a oportunidade de evoluir espiritualmente. Essa falta de esclarecimento espiritual tem contribuído muito para um desajuste humanitário, para um exagerado individualismo, para a falta de solidariedade.

O esclarecimento espiritual é o esteio da nossa trajetória, da nossa evolução, esse tempo tem que ser aproveitado. E agora, em meio à pandemia que assola a humanidade, que por um lado assustou as pessoas com o risco da propagação rápida e de perder a vida, forçando a um isolamento, mantendo os seres humanos mais em casa, a tomar mais precauções, por outro abriu uma oportunidade de refletir mais sobre tudo, de reconstruir os laços familiares, a pensar mais no próximo, elevando mais o pensamento para o bem da humanidade. A evolução espiritual é o verdadeiro caminho, é o porto seguro!