Os espíritos nunca estão sozinhos, encarnados ou não

Refletindo à luz da espiritualidade sobre a afirmação de que os espíritos nunca estão sozinhos, encarnados ou não. Reportamo-nos inicialmente ao livro essencial da filosofia racionalista cristã Racionalismo Cristão, 45ª edição, página 37: “No mundo correspondente à sua classe, e sob orientação de outros mais evoluídos, o espírito traça projetos para a nova existência em corpo humano que quer, intensamente, aproveitar ao máximo. Sua maior esperança é não perder tempo na Terra, não fracassar, não tornar inútil sua vinda ao planeta”.

O espírito, como emanação da Inteligência Universal – Grande Foco, Todo Universal –, é inseparável dela. Sendo assim, dispõe da sua essência, ou seja, dos seus atributos espirituais, a serem desenvolvidos ordinariamente em benefício da sua evolução aqui no mundo-escola Terra.

O fato de a evolução se processar em um mundo de escolaridade impõe ao espírito um grande esforço e discernimento na vida, pois terá que viver coletivamente, em grupos heterogêneos, em que a ambiência se apresenta flutuante devido aos pensamentos próprios dos habitantes de um mundo físico com vários níveis de evolução e de espíritos desencarnados, na mesma condição. Todavia, está na competência de cada um melhorar, vibrar os pensamentos com firmeza, para o bem geral em direção aos propósitos evolutivos, utilizando principalmente o raciocínio e a faculdade do livre-arbítrio.

Sendo o espírito inteligência vibracional constante e ininterrupta, se conecta com outras inteligências que vibram na mesma sintonia. Nos mundos de estágio, devido à sutileza imperante, essas sintonias vibracionais são superiores. Portanto, em bem da humanidade. Nos mundos de escolaridades essas sintonias vibracionais são vacilantes, impondo a cada um o sublime esforço para não serem envolvidos por influências diversas, próprias desses mundos.

Vibração de pensamentos. Com o esclarecimento espiritual proporcionado pelos princípios filosóficos do Racionalismo Cristão, as pessoas poderão aprender a vibrar melhor os pensamentos, alinhar-se com as vibrações superiores e proceder adequadamente.  Boas vibrações, sintonizam-se com outras do mesmo nível, em razão da lei de atração. Muitas pessoas afastam-se temporariamente do seu curso evolutivo pelos pensamentos que emanam e ações de inferiores vibrações. Esse afastamento é temporário, pois a evolução é obrigatória a todos. Com os estudos sistemáticos, principalmente da espiritualidade, oferecida pelo Racionalismo Cristão, as pessoas aprendem a elevar valorosamente os pensamentos, a cumprir deveres, a praticar boas ações. Com esse comportamento sintonizam-se com as Forças Superiores.

“Os seres que assim vivem atraem, frequentemente, as Forças Superiores que os assistem, principalmente na ocasião da desencarnação, auxiliando seus espíritos a transladar-se para os mundos a que pertencem”. RC. 45ª ed. página 85.

Portando, o espírito não está sozinho, encarnado ou não. Prepara o plano encarnatório ou reencarnatório no mundo de estágio assessorados por Espíritos Superiores. No mundo físico, precisam construir uma boa ambiência para em consequência ter boa companhia astral. Esta ambiência é acessível às pessoas interessadas em aprender, em buscar o alto conhecimento, para ter uma boa assistência astral. Durante os ciclos encarnatórios, os espíritos sempre têm suporte –  esteamento –  das Forças Superiores, bastando para isso que busquem vibrar seus pensamentos com elevada frequência respeitando princípios e práticas de boa convivência social.