Falha no relacionamento nem sempre é resultado de má escolha

Frequento uma casa racionalista cristã há alguns meses e recentemente terminei uma relação, e não encontro estímulo para prosseguir no dia a dia, uma vez que me sinto vazio e angustiado face a esta situação. Sinto que o término desse relacionamento me impossibilita todo o tipo de relações futuras devido a traumas psíquicos e psicológicos criados por mim, assim como não me permite viver a vida na sua plenitude, uma vez que estou abalado e desmotivado porque a pessoa mais importante da minha vida não está mais presente nela, como se nada fizesse sentido… Obrigado pela atenção.

Resposta: Prezado, aprendemos no Racionalismo Cristão que devemos sempre analisar racionalmente os fatos para sabermos o que está dando certo e o que está dando errado em nossa vida. Muitas vezes, escolhemos mal nossos relacionamentos e ficamos decepcionados. Outras vezes, estamos muito voltados para nós mesmos e não conseguimos ver bem, compreender o outro. E, às vezes, estamos vivendo um momento em que relacionamentos estão em crise, independentemente de estarmos agindo e pensando corretamente ou não. Como vê, podemos ter várias explicações para o que ocorre com os relacionamentos hoje em dia.

Quanto ao que ocorre à nossa volta, podemos observar o que está ao nosso alcance fazer. Quanto à forma como pensamos e agimos, está ao nosso alcance buscar melhor compreensão de quais podem ser nossas ações para mudar nossa vida.

Estudando a vida espiritual, sabemos que tudo o que nos acontece é resultado de nosso modo de agir e de pensar. Por isso, é importante conhecer o que é o pensamento e qual sua força. Assim compreenderá que alimentar o tipo de pensamento que está alimentando atualmente só lhe trará maiores sofrimentos, o que você pode evitar. Está ao seu alcance mudar a situação psíquica em que se encontra.

É nesse aspecto que os ensinamentos explanados pelo Racionalismo Cristão nos ajudam a ver com maior clareza o que nos acontece. Orientam-nos, também, para que saibamos bem usar nosso pensamento de forma a vibrarmos positivamente, o que atrai vibrações similares.

Uma das práticas que nos são recomendadas é a limpeza psíquica. Frequentando as reuniões realizadas em nossas Casas, você já deve conhecer essa prática salutar e indispensável para conduzirmos uma nova vida de forma mais construtiva. É muito importante que você faça a limpeza psíquica duas vezes ao dia, mas não encare as irradiações como rezas, pois não o são. A forma de realizar a limpeza psíquica no lar está contida no site racionalismocristao.org/pt/atividades/limpeza-psiquica/.

Existe a opção de assistir pelo computador, no tablet ou celular a uma reunião a distância do Racionalismo Cristão, às quartas-feiras, às 19h30min, através da plataforma Zoom, abordando temas sugeridos pelos assistentes através do WhatsApp +55 21 99722 7845.

Conforme ampliamos nossos conhecimentos sobre a vida espiritual, mais bem preparados nos encontramos para buscar e encontrar respostas para o sentido dos acontecimentos que nos cercam.

Caso se interesse, aconselhamos a leitura, refletindo a respeito do que lê, das obras essenciais editadas por nossa Filosofia: Racionalismo Cristão e A vida fora da matéria. Talvez você prefira começar com o livreto Conceitos racionalistas cristãos. Se dessas leituras surgirem dúvidas, teremos prazer em trocar ideias a respeito dos ensinamentos ministrados. Sinta-se sempre à vontade para entrar em contato conosco.